12.8.15

NISA: Sabe onde mora? (3)

 A Rua Dr. José Falcão ( antiga Rua do Mártir)
Quem é este José Falcão que tem o seu nome na antiga (e sempre popular) Rua do Mártir?
No texto que segue, damos a conhecer esta figura da 1ª República e também um pouco da história da Rua a que povo continua a chamar do Mártir, por ser caminho que conduz ao largo e à capela de S. Sebastião (o Mártir Santo).
A rua Dr. José Falcão limita a norte com o largo 5 de Outubro (antigo largo do Terreiro), rua das Romeiras e rua 31 de Janeiro (antiga rua das Videiras), e a sul com o largo do Mártir, a rua dos Loureiros, a Estrada da Circunvalação e a rua da Fonte Nova (Gago Coutinho).
As placas toponímicas nada dizem sobre a personalidade que deu nome á rua nem sobre a anterior designação. Um aspecto, como tantos outros na toponímia local, que urge resolver.
DR. JOSÉ FALCÃO

José Joaquim Pereira Falcão (Miranda do Corvo, 1 de Junho de 1841 — Coimbra, 14 de Janeiro de 1893), mais conhecido por José Falcão, foi um professor de Matemática na Universidade de Coimbra e político republicano.
Nasceu no lugar da Pereira, concelho de Miranda do Corvo em 1 de Junho de 1841 e morreu em Coimbra a 14 de Janeiro de 1893.
Matriculou-se em 1858 nas faculdades de Matemática e Filosofia, doutorando-se em Matemática a 31 de Julho de 1865. Em 8 de Setembro de 1870 foi nomeado lente substituto de Matemática e ajudante do Observatório Astronómico de Coimbra, tendo apresentado a concurso o seu trabalho chamado Comparação do methodo teleologico de Wronski com os methodos de Daniel Bernouilli e Euler, para a resolução numérica das equações. Em 7 de Maio de 1874 foi promovido a lente catedrático e a 13 de Março de 1888 ascende a primeiro astrónomo e é nomeado director interino do Observatório em 28 de Julho de 1890. Foi regente das cadeiras de Mecânica Celeste e Astronomia.
Dotado de um espírito liberal, foi grande defensor das ideias republicanas, colaborando assiduamente nos jornais republicanos do país, especialmente sobre assuntos de ensino. No entanto, segundo o seu colega Teixeira de Queirós, terá defendido:
O partido republicano luta pelo país e não pela República. Se a Monarquia nos pode salvar, que nos salve.
Sem nome de autor, publicou a Cartilha do Povo, que foi um dos escritos mais notáveis da propaganda republicana.

Quando da malograda revolta de 31 de Janeiro, coube-lhe assumir a autoridade em Coimbra, onde uma parte importante da academia e de elementos populares estava preparada para agir. Após o seu fracasso, José Falcão foi encarregado de reorganizar o partido republicano no Porto, para o que escreveu artigos políticos na Voz Pública e reuniu ali uma assembleia de que saiu o Manifesto, que ele próprio redigira.
Proposto deputado em 23 de Outubro de 1892, não tardou que a morte viesse cortar a sua carreira profissional e política.
O dia 1 de Junho, data de nascimento de José Falcão, foi também a data escolhida para a comemoração do feriado municipal de Miranda do Corvo. A praça envolvente ao edifício dos paços do concelho de Miranda do Corvo recebeu o seu nome.
in wikipédia