14.1.14

IN MEMORIAN : Joaquim da Graça Correia Matias

Faleceu no dia 9 de Janeiro em Nisa, o senhor Joaquim da Graça Correia Matias (Félix), com 86 anos de idade e um percurso de vida de cidadão probo e popular em todo o concelho.
Comerciante com loja de ferragens, vidros, drogarias e tantos outros produtos, na Praça da República, primeiro no local onde está hoje o restaurante “3 Marias” e mais tarde, nos baixos do prédio do dr. Durões Correia, próximo dos Correios, o senhor Joaquim Félix – alcunha que herdou do pai, o mestre carpinteiro e das artes musicais, Luís do Rosário Matias (Félix) – pautou toda a sua vida pela seriedade e pelo fino trato e atenção que dedicava a todos os seus inúmeros clientes.
Homem de cultura, tomou parte enquanto jovem, nalgumas das representações populares de teatro que tiveram lugar na vila, nos anos quarenta e cinquenta, mantendo, mesmo após se ter reformado, o gosto pela leitura, sendo um frequentador assíduo da Biblioteca Municipal de Nisa.
Morreu, subitamente, durante a noite, e o seu funeral realizado no dia 10 de Janeiro constituiu uma grande manifestação de dor e pesar.
Nisa despediu-se de um homem bom, um cidadão sério e íntegro, que deixa saudades pela forma como registou a sua passagem por este mundo terreno.
Que repouse em paz, na mesma paz com que viveu e que procurou transmitir aos outros.
Mário Mendes