1.1.14

DESTAQUE JN nº 1 - Carlos do Carmo: Um “puto” de classe


Carlos do Carmo, o conhecido intérprete de “Os putos”, voltou a Nisa, no passado dia 9 de Janeiro, para um espectáculo na renovada sala do Cine-Teatro.
Numa casa bem composta, sem que a assistência tenha esgotado a lotação, havia natural expectativa para escutar, neste regresso a Nisa, um dos maiores expoentes da canção nacional.
Já sem o vigor de há 25 anos atrás, quando protagonizou um momento único e inesquecível nas extintas “Festas do Povo”, a voz, os gestos, as interpretações de Carlos do Carmo afirmam-se pela sobriedade e segurança que lhe dão a experiência de muitos e muitos anos pisando os mais conhecidos e exigentes palcos europeus e mundiais.
Acompanhado por executantes de eleição – um guitarrista e duas violas – pela voz do fadista foram desfilando os fados e as canções com a sua marca genuína e expressiva, de um repertório que tem corrido mundo, aplaudido em Hamburgo ou Paris, em Toronto ou Nova Yorque, e projectado, musicalmente, o nome do país.
Depois do memorável êxito de Cesária Évora, a actuação de Carlos do Carmo vem na mesma linha de revelação ( se o termo se justifica) de intérpretes desse grande território que é a lusofonia, pleno de valores e de música de qualidade, que tantas vezes trocamos por modas e importações de carácter mais do que duvidoso.
Esta música tem o seu público. Quem a sinta e compreenda. E, por isso, a opção camarária parece uma aposta ganha, que poderá alcançar ainda outra projecção, com outros artistas ou grupos, trazendo a Nisa mais espectadores e uma mais valia para outros sectores, nomeadamente, a restauração, para além de constituir, se as oportunidades forem devidamente aproveitadas, uma não menos importante fonte de divulgação desta terra e das suas gentes.
in "Jornal de Nisa" - nº 1 - 21/1/1998