3.1.14

NISA: Festejos em honra de S. Sebastião (Mártir Santo)

Cinco dias de festa com muita música, calor e animação
Organizadas pela Associação de Amigos do Mártir Santo, realizam-se nos dias 20, 23, 24, 25 e 26 de Janeiro, os festejos populares em honra de S. Sebastião.
Este ano com um programa festivo bastante diversificado, que integra as celebrações religiosas e outras de carácter mais vincadamente pagão, as festas do Mártir Santo têm início no dia 20, consagrado a santo popular, às 17,30h com a oração do terço, seguida de missa solene e procissão, entre a capela e a Igreja Matriz.
No dia 23, quinta-feira, os festejos abrem com o acender do lume, a imponente fogueira que será presença constante calorosa durante o fim-de-semana festivo e haverá animação musical a cargo de Fábio Martins e Pito.
O baile animado pelo músico Marco Morgado e a actuação do Grupo de Sevilhanas da Escola Silvina Candeias, completam o programa do dia 24, sexta-feira.
No sábado, o destaque vai para o sempre aguardado lançamento do balão, seguido do não menos imponente espectáculo de fogo de artifício, e pela cerimónia de oferta de equipamento à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nisa, um gesto de grande significado e que honra a Comissão de Festas.
Antes, pelas 16 horas, haverá animação no recinto das festas com o grupo de danças da Cerci Portalegre e pinturas faciais, e à noite não faltará a alegria contagiante do músico Zé Águas para dar cor e animação aos primeiros festejos populares do ano.
No domingo, dia 26, o bar e o bazar abrem mais cedo, logo a seguir ao almoço. É o último dia das festas do Mártir Santo e aquele em que os devotos de S. Sebastião acorrem ao local para deixaram os seus presentes, designados por ramos e fogaças, destinados a serem leiloados, colocados em arrematação, acto a que dá especial significado o artista popular nisense Diogo Guerra.
A animação musical não faltará, desta vez, com o desempenho de Marco Paulino.
A Comissão de Festas lembra que durante os dias dos festejos e para condimentar os mesmos, haverá um esmerado serviço de bar com frangos, bifanas, cacholeiras, caldo verde e açorda alentejana.
Caso para dizer que os visitantes podem abanar o capacete à vontade, que a barriga não terá motivos para “dar horas”.
Mário Mendes