30.10.13

NIZZA e a o origem dos nomes de alguma terras do Nordeste Alentejano (II)

RESPOSTA AO COMENTÁRIO DE JOSÉ MONTEIRO
Caro Mário
Agradeço que publique a minha resposta ao excelente comentário de José Carlos Monteiro ao meu texto Nizza.
Por vezes a História prega-nos algumas partidas, especialmente quando estamos pouco atentos ou quando somos pouco rigorosos na análise dos factos. Foi o que aconteceu com o texto Nizza, magistralmente refutado por José Carlos Monteiro, a quem agradeço a correcção.
Continuo, no entanto, pouco convencido da origem francesa para os nomes de Nisa, Montalvão e Tolosa, ainda que, a refutação mencionada, adicione argumentos de peso em seu favor. Se Nice e Montauban são localidade próximas entre si, já Toulouse obriga  a alargar significativamente a área de uma possível influência de colonos francos.
Se pegarmos nos casos Tolosa e Montalvão na vizinha Espanha que se encontram no Pais Basco e perto de Toledo, respectivamente, é difícil sustentar uma origem comum a partir de uma região francesa.
Para adensar um pouco mais as coisas podemos referir o caso das Comendas templárias de Santa Maria do Castelo (Castelo Branco)  e de Montalvão, em Portugal e Montalban (Toledo) em Espanha, em cujas redondezas se encontram localidades com nomes aproximados: Montalban, Cebolla e Malpica (Espanha) e Montalvão, Montalvo, Cebolais e Malpica (Portugal).
Há pois várias pistas a explorar para a origem dos nomes. A pista francesa obrigava-nos a considerar uma antiguidade bem menor do que aquela que as localidades alentejanas parecem ter.
Jorge Rosa