27.10.12

CRÓNICAS DA TABANCA: Notícias da Terra

Notícia do Dia (1)
Contrariamente ao que tem sido propalado na praça pública, o PRM – Partido da Rainha e da Monarquia – ainda não tem candidato à presidência da Câmara de Nhabula.
A menos de um ano do abandono da actual presidente, a Baronesa da Fadagosa, figura que certamente irá deixar muitas saudades, o quinzenário "Gazeta Alentejana" divulgou que na primeira linha de sucessão à autarquia nhabulense se perfilaram já alguns pré-candidatos como são os casos de Malpica Bartolomeu, Bicharroco Giesteira e Cartaxinho Figueira Djaló.
Segundo informações fidedignas chegadas à redacção da "Voz da Tabanca", estamos em condições de garantir que Malpica Bartolomeu recusou, liminarmente, ser pré-candidato, uma vez que estará apostado na concretização de grandes projectos para a freguesia a que preside e para os quais apresentou candidatura ao PLORC – Plano de Liquidação das Obras Remetidas para as Calendas, como é o caso da requalificação dos antigos lavadouros municipais, da reconversão urbanística do Alto de Santa Luzia e da implementação da toponímia em diversos bairros e arruamentos da urbe nhabulense.
Malpica Bartolomeu quer ainda ver concretizado o projecto de transformação do Centro Histórico de Nhabula em estúdio cinematográfico, destinado, especialmente, à rodagem de filmes de longa-metragem e de documentários, tendo como pano de fundo a Idade Média.
Notícia do Dia (2)
Ainda sem candidatos às autárquicas de 2013 e de acordo com a "Gazeta Alentejana", estão também o PCP – Partido dos Coqueiros e das Palmeiras, o PS – Partido da Savana, e o PSD – Partido dos Sândalos e Damasqueiros.
No primeiro caso, a resposta pode estar no actual vereador, mas a decisão ainda não está tomada. Situação diferente é a do Partido da Savana (PS) partido onde a "Gazeta Alentejana" assegura, a luta está mais acesa, com quatro pré-candidatos a digladiarem-se pela conquista do primeiro lugar, não adiantando o quinzenário se a luta será resolvida a golpes de espadachim ou de biques de picaréta, nomeando como "acesos" intervenientes os nomes da Duquesa da Trindade, Visconde do Vale da Boga, o Conde de Vale Cardoso e o Marquês do Figueiró.
No Partido dos Sândalos e Damasqueiros, a situação parece mais difícil de resolver, depois de o Barão da Fonte da Cruz ter apoiado a decisão do Ministério da Justiça e defendido o encerramento do Tribunal de Nhabula, desde logo prometendo que não pagará nenhum almoço se na ementa constar as "favas à alentejana".
Notícia do Dia (3)
Em declarações à Rádio Talefe, da Vinagra, o regedor de Albarrol, Matias Baldé, desafiou a Baronesa da Fadagosa, presidente da Câmara de Nhabula e os eleitos na Assembleia Municipal a integrarem a PNRCTT – Plataforma Nhabuense para a Recuperação do Complexo Turístico do Tejo.
"Precisamos de todos e de todas as vontades para resolvermos, de vez, este problema "bicudo" que nos foi legado pela administração anterior e que a actual tem remetido para o rol das promessas eternamente por cumprir", disse Matias Baldé.
Não se conhece até ao momento qualquer reacção ao desafio do regedor de Albarrol, sendo de esperar que, a menos de um ano das eleições autárquicas, alguma coisa mexa para que tudo fique como dantes.
A não ser que...
Mário Mendes