17.10.12

BANDA DE NISA RESSURGIU HÁ 30 ANOS

 

 
"Olha, lá vai a Música!…"
A Sociedade Musical Nisense, colectividade fundada em 1988, assinalou no passado sábado, dia 13, com um espectáculo, os 30 Anos da Reactivação da Banda de Nisa, acontecimento que teve lugar em Outubro de 1982.
No espectáculo, realizado no Cine Teatro de Nisa e a que assistiu numeroso público, actuaram os grupos da SMN, banda filarmónica, Filarmonisa (grupo de metais) e Canto do Corrupio, conjunto de música popular, que se juntou expressamente para esta festa.
O ressurgimento da banda de Nisa em 1982, após alguns anos de inactividade, fez renascer as tradições musicais e filarmónicas que remontam ao ano de 1844, quando foi fundada a Sociedade Phylarmonica Nizense.
Durante o século passado, a Banda de Nisa alternou períodos de grande fulgor e outros de reduzida actividade e de quase apagamento.
Mas, em Nisa, e como sustenta Carlos Cebola, "de um pau se faz um músico" e o gosto pela música esteve sempre vivo no espírito dos nisenses. A filarmónica tomou o nome de Banda Municipal, mostrando o carinho da autarquia pelas artes musicais e assim se manteve durante décadas, ensaiando aqui e ali, andando com a casa às costas, mas mantendo sempre viva e brilhante esta tradição cultural, até que em meados dos anos 60, com o êxodo rural e o fenómeno migratório a sua actividade cessou.
Foi o executivo camarário presidido por Carlos Bento Correia (1979-1982) e tendo José Manuel Basso como vereador do pelouro da Cultura que encetaram esforços para a revitalização da banda, um trabalho que se iniciou a partir da base e no qual assumiu um papel fulcral, o actual maestro António Maria Charrinho.
A primeira apresentação pública da "nova" Banda de Nisa, por ocasião da Feira de S. Miguel, em 1982, no Cine Teatro, constituiu um êxito estrondoso, com a sala apinhada de gente, para verem e aplaudirem muitas crianças e jovens, formadas a partir do início desse ano e a que se juntaram músicos mais velhos e experientes, vindos de outras formações da Banda Municipal de Nisa.
A Escola de Música que funcionou primeiro nas instalações da Sociedade Artística Nisense e mais tarde no espaço da JAC (Juventude Agrária Católica) na capela de S. Francisco, anexa à Igreja Matriz e numa casa particular, na Urbanização da Fonte Nova, apresentava à população de Nisa o fruto do seu ainda curto trabalho, os primeiros músicos e o embrião da sua banda de música que, anos mais tarde, viria a tornar-se um caso de popularidade, graças ao trabalho que tem desenvolvido e à qualidade dos seus intérpretes.
A Banda de Nisa ressurgiu há 30 anos e o aniversário foi condignamente comemorado. Venham mais trinta!
MARCOS DE UMA CAMINHADA DE 30 ANOS
*1981 – Início das aulas de Música, na antiga JAC (anexo da Igreja Matriz)
* 1982 – 1ª Apresentação pública com espectáculo no dia 9 de Outubro – Cine Teatro de Nisa
* 1986 – A banda tem 3 novos agrupamentos: Orquestra Ligeira, Grupo de Dança e grupo de música popular.
*1988 – É criada, em Abril, a Sociedade Musical Nisense
* 1989 – Primeira deslocação a França ( região de Indre et Loire) por ocasião da assinatura do protocolo de geminação entre Nisa e Azay-le-Rideau
* 1989 – São publicados os Estatutos da Sociedade Musical Nisense
*1992 – Segunda visita a França
* 1994 – O Município de Nisa homenageia a Banda de Nisa com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal pelos 150 anos de existência (1844-1994)
* 1994 – É cunhada a medalha comemorativa de bronze alusiva aos 150 anos da banda, sob desenho de António Maria Charrinho.
*1997 – Terceira visita a França
* 1998 – A banda é convidada e participa nas celebrações anuais da Senhora de Fátima em Werl e Wickede Rur, na Alemanha.
* 2002 – Banda tem novo fardamento e inicia a renovação do seu acervo instrumental.
*2004 – Surge o grupo de música popular "Cante do Corrupio", grupo que no ano seguinte (2005) lança o seu CD com o mesmo nome.
* 2007 – Comemorações dos 25 anos do Ressurgimento da Banda com espectáculo e lançamento de CD no qual participam os 3 agrupamentos da SMN: Banda, Orquestra Ligeira e Filarmonisa.
* 2011 – Deslocação aos Açores com participação nas festas do Senhor da Pedra (Vila Franca do Campo) e concerto em Ponta Delgada.
*2012 – 13 Outubro – Concerto comemorativo dos 30 anos do Ressurgimento da Banda de Nisa – Cine Teatro.
Mário Mendes in "Alto Alentejo" - 17/10/2012