Evento realiza-se de 13 a 19 de novembro
Oitava edição da iniciativa serve de mote à apresentação da candidatura da cozinha italiana a património imaterial da UNESCO Está de regresso mais uma edição – a oitava – da Semana da Cozinha Italiana no Mundo. De 13 a 19 de novembro, a Embaixada de Itália em Lisboa volta a promover a iniciativa, realizada em mais de 100 países, que assume como principal objetivo a valorização da tradição gastronómica e vinícola italiana no estrangeiro.
Com o tema “Comer Saudável é uma Obra de Arte”, esta celebração gastronómica conta com uma programação variada e com a participação de diversos restaurantes italianos localizados de norte a sul de Portugal, que foram desafiados a criar menus ou pratos específicos para serem degustados exclusivamente durante o evento.
* Cozinha italiana candidata a património da UNESCO
Depois de Veneza, Nova Iorque, Madrid, Londres, Barcelona, Vigo, Doha e Chicago, é a vez de Lisboa ficar a conhecer a candidatura da cozinha italiana à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, apresentada em março deste ano pelo Ministério da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas e pelo Ministério da Cultura da República Italiana. A candidatura argumenta que a cozinha italiana é muito mais do que comida ou do que uma simples lista de receitas: é um conjunto de práticas sociais e culturais que fazem da preparação e consumo de uma refeição um momento de partilha e encontro entre famílias e amigos.
A gastronomia italiana é identificada, por isso, como um ritual coletivo de um povo que concebe a comida como um elemento cultural de identidade e como uma expressão da criatividade e conhecimento que se tornam tradição e que são transmitidos de geração em geração. Além da componente histórica, social e cultural, a candidatura destaca a cozinha italiana como uma forma de proteção da biodiversidade, uma vez que assenta, em grande parte, na reutilização dos restos de comida, evitando o desperdício, e no aproveitamento dos produtos sazonais dos vários territórios.
* Dieta mediterrânica, sinónimo de um estilo de vida saudável
“Comer Saudável é uma Obra de Arte”: é este o mote escolhido pela Embaixada de Itália em Lisboa para a edição de 2023 da Semana da Cozinha Italiana, que pretende destacar a ligação entre a dieta mediterrânica, símbolo de uma alimentação de qualidade e equilibrada, e o bem-estar.
O tema encontra inspiração numa imagem do pintor italiano de Pop Art Enrico Bai, que ilustra o prazer de morder uma maçã. A pintura integra o ciclo “O Paraíso Perdido”, atualmente em exibição em Lisboa, no âmbito da exposição “The Pop Legacy in Post-War Italian Art”, organizada pelo BFF Banking Group, com o patrocínio da Embaixada.
Desde 2016, ano em que se realizou a primeira edição do evento, que a promoção da dieta mediterrânica, em particular dos seus ingredientes e dos produtos de denominação protegida, tem sido um dos principais eixos do evento, juntamente com a divulgação dos itinerários enogastronómicos e com o combate ao chamado italian sounding – um fenómeno de falsificação da gastronomia e ingredientes italianos. A internacionalização da oferta formativa italiana no setor da cozinha e da hotelaria tem-se revelado, igualmente, uma prioridade.
* Masterclass e jantar com estrela Michelin
O chef estrela Michelin Paolo Gramaglia, proprietário do restaurante President, em Pompeia, é o convidado da Embaixada de Itália em Lisboa para trazer à oitava edição da Semana da Cozinha Italiana em Portugal um conhecimento profundo da tradição gastronómica italiana.
Os alunos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) – instituição responsável pela formação de alguns dos mais qualificados profissionais do setor enogastronómico a nível nacional – terão a oportunidade de participar numa masterclass marcada para o dia 17 de novembro. O conceituado chef ficará, ainda, responsável pela preparação de um jantar de gala, exclusivo para convidados institucionais da Embaixada de Itália em Lisboa.
Para aqueles que só podem acompanhar a iniciativa à distância, a Embaixada de Itália em Lisboa disponibiliza um programa paralelo. Como forma de materializar a ligação entre um estilo de vida saudável e um estilo de vida sustentável, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e a italiana FederBio vão juntar-se à iniciativa com a apresentação do webinar “A cadeia de abastecimento biológico no sector alimentar: dados, princípios e perspetivas de um sector crucial para a sustentabilidade alimentar”. A sessão, prevista para o dia 16 de novembro, contará com a participação de especialistas de renome no setor.
Para assinalar a Semana da Cozinha Italiana, e aproveitar a ocasião do 70º aniversário da Academia Italiana de Cozinha, a Embaixada vai apresentar nas suas redes sociais, ao longo da semana, “receitas de origem” colecionáveis, convidando todos os fãs da cozinha italiana autêntica a reproduzir os seus pratos preferidos em casa.