O Município de Estremoz vai comemorar o 6.º aniversário da inscrição da Produção de Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da UNESCO”, no dia 7 de dezembro de 2023.
Com esta classificação, a procura pelos Bonecos de Estremoz, o primeiro figurado do mundo a receber a distinção de Património Cultural e Imaterial da Humanidade, aumentou significativamente, bem como a procura turística pelo concelho de Estremoz.
Para assinalar a data, tão importante para o concelho, a Câmara Municipal vai organizar no Salão Nobre dos paços do concelho , pelas 18:00 horas, a Cerimónia de Celebração do 6.º aniversário da inscrição da Produção de Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da UNESCO que contará com as intervenções de Hugo Alexandre Nunes Guerreiro, coordenador da candidatura e responsável pelo Plano de Salvaguarda e de José Daniel Pena Sádio, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz.
Ás 18h20 terá lugar a Entrega de Certificado de Produtor de Bonecos de Estremoz a Vera Magalhães seguida de várias Conferências:
Ana Fonseca (CME) e Mathilda L. Coutinho (Centro Hercules da Universidade de Évora): Bonecos de Estremoz – à descoberta do imaterial;
Ana Cristina Mendes (Diretora adjunta do CEARE): Indicações Geográficas Europeia.
À noite, no Teatro Bernardim Ribeiro, pelas 22 horas, terá lugar um concerto com Dezalinhados Filarmónica Rock Show com a Banda Sociedade Filarmónica Artística Estremocense e a Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense.
Entrada livre que carece de levantamento de bilhete no Teatro Bernardim Ribeiro ou Posto de Turismo.