Fim de semana gastronómico Terras do Borrego a 17, 18 e 19 de novembro
De 17 a 19 de novembro, a Capital do Borrego – Sousel - estará presente na Casa do Alentejo, em Lisboa, num fim-de-semana gastronómico que terá como ponto alto o sabor distinto do borrego de Sousel.
Durante três dias, a carne de borrego pode ser apreciada de diversas formas. Sexta-feira abre portas com o tradicional ensopado de borrego como destaque da ementa. Já no sábado, o borrego assado no forno faz as delícias de quem esteja de passagem pelo centro de Lisboa. No domingo, as costeletas de borrego grelhadas prometem honrar a carne com origem nos campos souselenses.
Para além destas iguarias, a Casa do Alentejo receberá os visitantes durante todo o fim-de-semana com uma carta inovadora que inclui os nossos croquetes de borrego e um arroz de borrego com cogumelos.
Esta iniciativa surge no âmbito da afirmação do concelho de Sousel enquanto Capital do Borrego, com uma marca territorial que já é reconhecida a nível nacional, baseada na importância histórica e económica do gado ovino, que ostenta a classificação de qualidade IGP (Indicação Geográfica Protegida) do Borrego do Nordeste Alentejano.
Entre 17 e 19 de novembro, Sousel convida a uma visita à Casa do Alentejo, local que será ponto de descoberta dos sabores diferenciadores da carne com origem no concelho.
Sousel, Capital do Borrego
Sousel, na região do Alto Alentejo, é uma referência nacional e internacional na criação de gado ovino desde tempos imemoriais. Ao longo dos séculos, a polaridade de pequenos produtores fez com que a sua cultura ficasse intimamente ligada ao borrego. Pastorícia, produção de carne, fabrico de queijo e lã para a indústria, são algumas das principais atividades económicas que marcam o concelho.
Hoje, Sousel alberga a maior exploração de carne de borrego nacional e a maior da Europa com certificação em bem-estar animal. A Pasto Alentejano, com capacidade para cerca de 50 mil efetivos, é uma das maiores empresas geradoras de riqueza e emprego da região, sustentada pela qualidade e notoriedade do borrego de Sousel. Além do mais, Sousel conta com quase uma centena de outros produtores que desempenham um importante papel na economia nacional.
Desta mistura entre tradição e modernidade nasce então “Sousel, Capital do Borrego”, uma marca territorial que permite desenvolver a sub-região do Alto Alentejo, atraindo mais investimento económico, aliando a dinâmica do setor ovino à sua história e cultura.