17.1.23

IN MEMORIAN: Shintaro Yokochi

SHINTARO YOKOCHI. Desportista, nasceu em Hiroshima (Japão), a 31-10-1935, e faleceu no Dafundo (Oeiras), a 15-01-2023. É um sobrevivente da bomba atómica, em Heroshima, a 06 de Agosto de 1945, chegou a Portugal em 1958, fez depois de uma brilhante carreira como nadador especialista de crawl.
Rejeitou uma possível participação nos Jogos Olímpicos de Roma em 1960, como nadador, para se tornar treinador, aos 22 anos de idade, da equipa de natação do Sport Algés e Dafundo.
Casou e constituiu família em Portugal, teve um filho, Alexandre, a seguir-lhe as pisadas como nadador, tendo conseguido uma medalha de prata em Europeus para Portugal, entre numerosos outros feitos com o sétimo lugar em Los Angeles como apogeu.
Foi treinador de natação durante mais de 40 anos, e a sua relevante carreira como técnico é das mais consagradas da natação nacional, tendo importante projecção internacional. O reconhecimento das suas capacidades e qualidades estão e são devidamente testemunhadas pelo invulgar currículo.
Contribuiu de forma decisiva para a formação física e técnica de inúmeros nadadores, primeiro no Sport Algés e Dafundo, entre 1958 e 1970, e depois no Sport Lisboa e Benfica. E foi no clube da Luz que acompanhou a evolução do nadador português que detém até hoje a melhor classificação em Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo e Campeonatos da Europa: o seu filho Alexandre.

Fonte: “Federação Portuguesa de Natação”