29.4.12

A PRECIOSIDADE DE UM CLUBE: Sport Nisa e Benfica

MENSAGEM: A MEMÓRIA E A JUSTIÇA DE NÃO ESQUECER O HONROSO NOME DUMA INSTITUIÇÃO QUE SE PODE ORGULHAR DO SEU PASSADO,DOS SEUS DIRIGENTES,DOS SEUS JOGADORES, DO SEU ESPÍRITO ASSOCIATIVO: A PRECIOSIDADE DE UM CLUBE...O GRANDE SPORT NISA E BENFICA.
O ENFOQUE SOBRE UM COLECTIVO DE JOGADORES QUE DESLUMBRARAM O NOSSO OLHAR DE MENINOS....1955,1956,1957, O SEU CARÁCTER, CATEGORIA E MUITA QUALIDADE EXCEDEU, SUPLANTOU OS LIMITES NORMAIS EXIGÍVEIS, TORNANDO-SE NUMA EQUIPA DE EXTRAORDINÁRIA GRANDEZA, EXEMPLAR EM CAMPO, E ELEVANDO O CLUBE A EXIBIÇÕES DE ALTO NÍVEL.
NA BALIZA UM GUARDA REDES FORA DO COMUM....CARLOS QUEIMADO, UM SER HUMANO MAGNÍFICO...UM GUARDA REDES QUE ,COMO OUTROS COMPANHEIROS, BEM PODERIAM ABRAÇAR O PROFISSIONALISMO, DADA A SUA INVULGAR QUALIDADE.
QUANDO ESQUECER NESTA HORA DE FESTIVIDADE JOSÉ MARIA MOURA, NO SEU PROFUNDO AMOR PELO SPORT NISA E BENFICA, DEDICANDO-LHE, SERVINDO-O COM O SEU ALTO VALOR DE JOGADOR, DESDE AVANÇADO A DEFESA CENTRAL,JOGADOR-TREINADOR, TREINADOR, NUMA RELAÇÃO ÍMPAR DE DEDICAÇÃO POR TANTOS ANOS, QUE SÓ O SEU GRANDE AMOR PELO CLUBE PODE EXPLICAR, SERIA IMORAL, DESCULPEM-ME A OUSADIA.
OPORTUNIDADE PARA O ELEVAR COMO UM DOS MAIORES ATLETAS DO CLUBE, PARA NÓS O MAIOR , EM RAZÃO DA SUA INIGUALÁVEL DÁDIVA DE AMOR E ENTREGA AO SPORT NISA E BENFICA, QUE TANTO AMOU, REPARANDO-SE A INJUSTIÇA DE NÃO TERMOS RECONHECIDO OPORTUNAMENTE O SEU VALIOSO CONTRIBUTO.
A memória espelha-nos a justiça de nos alegrarmos com o valor do Sport Nisa e Benfica através do seu tempo de existência, e nesta hora de aniversário.
Seria imoral nesta hora de festa omitirmos os seus riquíssimos valores , os seus ilustres jogadores, dirigentes, treinadores.
Hão-de os nossos distintíssimos conterrâneos compreender que nos atravessemos mais a destacar, homenagear, recordar um grupo que conhecemos melhor...o grupo que representava o clube ao sair das nossas felizes vidas de meninos ,...espantados com tal grandeza do grupo, dos seus excelentes jogadores.... 1955, 1956, 1957, os nossos ídolos.
Tal grupo merece tal e tanta distinção.
Honra e muito valor na pronúncia do nome de tão insigne clube, dos nomes dos seus atletas, jogadores com carácter, empenho, perseverança, sentido de luta e muita qualidade técnica ...., as papoilas saltitantes do jardim florido das mossas infâncias,..adentrando o nosso gosto pelo futebol , honestidade, esforço em campo, trabalho desinteressado dos dirigentes, emocionados os nossos olhos de meninos perante a beleza e qualidade do jogo praticado pela equipa.
Um caminho de reciprocidades, a alegria da equipa e a cumplicidades dos nossos olhos de meninos , da nossa alegria nos anos ,se os registos da memória não falham, de 1955,1956,1957.
Espaço sagrado das nossas vidas, meninos crescemos emocionalmente com tal digna instituição, aprendemos ali a amar o futebol através de exemplos...tantos, tantos de tão grandes jogadores e gente extraordinária, na mais pura dedicação, o mesmo acontecendo com os dirigentes cujos nomes nesta ocasião as páginas do clube recordam.
Dirigentes como Isaac Araújo, Virgílio Pinheiro, José da Graça Sena, mais recentemente outros como Joaquim da Graça Zacarias e muitos outros ,servindo o clube com inusitado carinho ,tantos nomes colados à grandeza moral do Sport Nisa e Benfica, tenho porém o dever de ....destacar este grupo referido que nos adentrou no futebol, uma equipa consistente, sem pontos fracos: Carlos Queimado, João Francisco, Pedro, Ganhão, Fatan, João da Brígida António Semedo, Guitas, Luís Cebolais, Teófilo, Aníbal Marmanja, Zezoca, António Casimiro, o grande José Casimiro, perdoe-se-nos a não indicação dos demais, de valor equivalente, impõe-se-nos relevar este coletivo brilhante, pelas razões apontadas .
E sem que no espírito se me apresente uma menor oposição reflexiva ,a menor sombra de dúvida , por mais racionalidade que adote, vincula-se-me ,a título individual, como o maior nome do clube um ilustríssimo senhor do futebol nisense aparecido posteriormente , esse mesmo que o vosso espírito me induz: José Maria Pinheiro Moura de seu nome, ..um amor profundo e uma dedicação sem limites pelo Sport Nisa e Benfica, o que mais tempo serviu o clube ,a título de atleta, jogador desde o lugar de avançado a defesa central( como aconteceu com outro gigante do futebol, o José Torres), capitão muitos anos, jogador- treinador, e treinador do Sport Nisa e Benfica não só foi brilhante, como foi longa e admirável a sua relação com o clube, parecendo-me assim da mais elementar justiça prestar-lhe tributo a este título, elevando-o a uma das maiores e mais brilhantes figuras de sempre do Sport Nisa e Benfica.
Seria imoral ,qualificámos nós noutro ponto deste texto, mas aqui igualmente de modo incisivo registado, não elevar o nome de José Maria Moura como a maior figura individual do clube, porque existe a memória a dar-nos conta da sua longa ligação ao clube, do seu empenho, quer como jogador, capitão de equipa, jogador-treinador, treinador, atleta de raras qualidades, enorme capacidade e sentido de liderança, jogador treinador; treinador emérito, hábil no lançamento de jovens, mil olhos dentro do campo enquanto defesa central (lugar para que recuara com o peso dos anos, aconselhando, corrigindo, retificando... o humor com que dizia as coisas em campo à maneira de José Torres, também como este a terminar como jogador treinador no centro da defesa).
Seria pois imoral nesta hora de festividades esquecer a dedicação, o amor com que José Maria Moura serviu o Sport Nisa e Benfica.
Só um grande amor pelo clube pode explicar ...tão longa, forte e feliz entrega.
Apelando à memória e à Justiça seria pois reprovável, mesmo imoral como atrás dito , esquecer a dedicação sem limites de José Maria Moura para com o clube.
Tudo converge pois para a consensualidade de o elevarmos como um dos nossos melhores jogadores de sempre do Sport Nisa e Benfica.
Erguer o seu nome nesta hora de aniversário significa a oportunidade de repararmos a injustiça de o não termos reconhecido antes, e de expressarmos o respeito e o agradecimento que temos por ele, e de que na altura não demos conta.
Sem relativizar outros nomes, cabe porém erguer o seu nome como uma das maiores figuras do Sport Nisa e Benfica, homenageando-o pelas suas extraordinárias e únicas qualidades de jogador, capitão, jogador treinador e treinador, traduzidas num exemplar amor e ligação ao clube, a quem serviu e dedicou os muitos e melhores anos da sua vida, iluminando com a sua grandeza moral e desportiva o historial do Sport Nisa e Benfica.
As maiores felicidades e êxitos,
João Castanho