23.4.12

PONTÁ BITÉFES: A Biblioteca Municipal, outra vez...


A Biblioteca Municipal de Nisa retomou a sua vocação inicial: estar ao serviço da leitura pública e dos leitores. Retomou o horário que nunca deveria – por mais negras e severas que fossem as “condições” – suprimido. Abre, agora e novamente aos sábados, para alegria e satisfação dos seus leitores (digo leitores e não utilizadores, para não haver confusão com utentes e a tentação de “inventarem” taxas moderadoras). Foi dado um passo importante que “razões” financeiras não justificavam.
Congratulemo-nos pelo horário da Biblioteca e uma vez mais lembramos: A Câmara de Nisa, quando quer, também sabe fazer bem.
Pena que utilize este saber tão poucas vezes...
Em Dezembro de 1996, noutra ocasião e contexto político local, apresentei na Assembleia Municipal a seguinte Tomada de Posição sobre o Horário da Biblioteca Municipal de Nisa.
Vale a pena lembrá-la.
Tomada de Posição sobre o horário da Biblioteca Municipal de Nisa / Casa da Cultura
"A Biblioteca Municipal de Nisa / casa da Cultura, instalada num edifício recuperado e dotado de modernas infra-estruturas, vem desempenhando um papel insubstituível na ocupação dos chamados “tempos livres” de crianças, jovens e adultos, promovendo a leitura, o convívio e o conhecimento, colaborando dessa forma na formação integral do homem, como bem a definiu Bento de Jesus Caraça.
As novas condições de localização e funcionamento, trouxeram – como era, aliás, previsível – um novo e importante contingente de utilizadores, que “mexeram” com a organização dos serviços, a formação dos funcionários, proporcionando o aumento e diversificação das iniciativas e ofertas culturais.
Num curto espaço de tempo, a Biblioteca Municipal de Nisa granjeou – com justiça, acrescente-se – um lugar de mérito e referência, destacando-se no medíocre roteiro das realizações camarárias.
A esta casa da cultura haveria de dar-se ainda maior projecção com novas e fortificantes realizações que, ocupando o vazio existente em termos culturais, pudessem constituir meio e razão que obstassem á proliferação de submundos onde a droga e a delinquência parecem querer instalar-se.
No início do corrente ano alertámos, criticamente, para os horários em vigor na Biblioteca Municipal de Nisa que, não servindo os leitores, não respondendo às aspirações dos seus utilizadores está, automaticamente, em contradição e antagonismo quer com a natureza do verdadeiro serviço público que presta, quer com a qualidade e projecção que alcançou.
Justificava-se em nosso entender e como na altura defendemos, não só a manutenção do anterior horário, mas o seu alargamento, estendendo-se à abertura nos fins de semana, permitindo a leitura, o estudo, a preparação de trabalhos escolares e a promoção de iniciativas nos variados campos do saber.
Ainda que justo e amplamente sentido, o alerta não provocou qualquer reacção por parte dos responsáveis municipais, que mantiveram o horário em vigor.
Um horário que poderá servir os funcionários, poupar uns “cobres” à digníssima Câmara mas que, indiscutivelmente, não serve, nem de longe os frequentadores da Biblioteca Municipal /Casa da Cultura, muitos deles com horários de trabalho que colidem com os existentes na Biblioteca.
Daqui se apela, uma vez mais, para o bom senso.
E este manda que se abra a Biblioteca, como casa da cultura que é, para aqueles que a amam, que gostam de ler, de “viajar" pelo mundo, de construir em cada sonho, o “salto” com que o universo pula e avança…
Nisa, 16 de Dezembro de 1996
Mário Mendes