30.12.19

BORDEIRA celebra centenário das "Charolas"

É chegado o momento alto do barrocal algarvio. A Sociedade Bordeirense celebra cem anos de historia das  Charolas de Bordeira.
Como habitualmente as saudações ao Ano Novo começam e as 6 Charolas locais reúnem-se no dia 1 de Janeiro, no centro de Bordeira, pelas 11:00 horas, para em conjunto tocarem a marcha do centenário criada especialmente para esta efeméride.
Apesar dos sons dos pandeiros, castanholas, ferrinhos e acordeões se ouvirem um pouco por toda a freguesia de Santa Bárbara de Nexe, é a partir das 14:30 horas que as várias Charolas começam a atuar na sede da Sociedade Bordeirense.
Como manda a tradição o Dia de Reis é sempre o mais aguardado. Neste dia (6 de Janeiro), a partir das 10:30 horas, os vários grupos visitam o comércio local saudando a comunidade com cantares e "vivas" espontâneas em versos à desgarrada.
Às 13:00 horas iniciam-se as atuações das 12 charolas participantes na mega tenda do Centro de Atividades D. Leonor, onde também é possível degustar algumas das especialidades gastronómicas do interior algarvio.
A partir das 14:30 horas, na sede da Sociedade Bordeirense continua o encontro de charolas, na terra onde a tradição é rainha. 
No Dia de Reis a partir das 20:30 horas, no Centro de Atividades Dona Leonor as 6 Charolas de Bordeira voltam a tocar em conjunto, no palco, a marcha do Centenário. Os festejos terminam com bolo de aniversário e fogo de artifício!
Dia 1 e dia 6 vamos dar vida a Bordeira.... Esta coletividade convida "Façam a festa connosco!"