No dia 11 de novembro, foi assinado o protocolo entre o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Rodão e a Direção Geral de Educação que formaliza a criação do Centro de Formação Desportiva de Canoagem, um projeto único no distrito, que contribui para a valorização do rio Tejo e vai permitir aos alunos do concelho praticarem esta modalidade.
A cerimónia de assinatura deste protocolo teve lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, durante o Business2Sea - Fórum do Mar, um encontro que decorreu entre 11 e 13 de novembro e teve como tema “Oceanos saudáveis e a sustentabilidade do uso dos recursos marinhos”.
Coincidindo com as comemorações do Dia do Mar, o protocolo foi assinado, no dia 11 de novembro, pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, Isabel Ribeiro, e pelo Diretor Geral de Educação, José Vítor Pedroso, numa cerimónia que contou também com a presença do Coordenador Distrital do Desporto Escolar de Castelo Branco e dos professores João Figueiredo e Jorge Gouveia.
O Centro de Formação Desportiva de Canoagem de Vila Velha de Ródão resulta de uma candidatura conjunta da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas e vem juntar-se à rede de 67 Centros de Formação Desportiva que existem no país, dos quais 52 são destinados a atividades náuticas, sete ao atletismo, seis ao golfe e dois à natação.
O apoio da autarquia foi essencial para garantir a concretização deste projeto, já que, para além de ceder as instalações do Centro Náutico, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão vai apoiar o funcionamento do Centro de Formação através da cedência de recursos materiais e da disponibilização de um técnico de desporto de apoio ao desenvolvimento do plano anual de atividades.
Ao longo do presente ano letivo, o Centro de Formação Desportiva de Canoagem de Vila Velha de Ródão vai desenvolver atividades de iniciação à canoagem destinadas aos alunos do 3.º e 4.º ano, do 1.º ciclo, e aos alunos do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico, tendo em vista a formação de uma equipa de canoagem do Desporto Escolar. O objetivo é, no entanto, alargar o leque de atividades à realização de ações de formação de canoagem para professores, ao apoio à lecionação de aulas de canoagem para cursos profissionais ou a realização de iniciativas de canoagem adaptada e de exploração dos recursos naturais, culturais e históricos que se encontram ao longo das margens do Tejo.