6.12.19

SANTO ANTÓNIO DAS AREIAS: Lançamento do livro "As alcunhas de Marvão - a imaginação e a arte da palavra"

O livro "As alcunhas de Marvão - a imaginação e a arte da palavra", da autoria de Teresa Simão tem lançamento marcado para o próximo dia 15 de Dezembro (Domingo), pelas 15 horas numa sala do GDA-Grupo Desportivo Arenense, em Santo António das Areias.
Teresa Susana Bengala Simão nasceu em 1977 e sempre viveu na aldeia dos Alvarrões, freguesia de São Salvador de Aramenha, concelho de Marvão.
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Português-Alemão), na Universidade de Coimbra, onde começou a interessar-se mais vivamente pela área da Dialectologia. Interesse esse que se aprofundou aquando da pós-graduação em Língua, Cultura Portuguesa e Didáctica, na Universidade da Beira Interior. É mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação, pela Universidade de Évora, onde apresentou a tese intitulada “O Falar de Marvão”. É doutorada em Linguística pela mesma Universidade.
Docente de Língua Portuguesa e Língua Alemã, sempre conciliou a sua profissão com a investigação na área do património imaterial do seu concelho, dedicando especial atenção às áreas da Etnologia e Dialectologia.
Outras obras publicadas
Participou no capítulo dedicado à Etnografia na obra “São Salvador de Aramenha – História e Memórias da Freguesia” e foi co-autora do livro “Marvão à Mesa com a Tradição”.
Teresa Simão é também autora do Dicionário do Falar Raiano de Marvão (Edições Colibri, 2016) e co-autora, com Adelaide Martins e Emília Mena, de “Marvão à mesa com a tradição” (Edições Colibri, 2013).