21.5.19

OPINIÃO: A CDU na defesa dos Serviços de Saúde

 A CDU afirma que a coesão social é tanto mais forte quanto menor forem as desigualdades sociais e territoriais. 
Não há justiça social quando uma parte da população do território nacional se vê privada no acesso aos cuidados de saúde de qualidade e de proximidade. 
Não há justiça social quando os rendimentos dos portugueses são reveladores das desigualdades sociais. 
A CDU afirma que o direito à saúde não pode ser uma oportunidade para fazer negócio com as carências de quem sofre. 
As unidades de saúde integradas na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo estão a claudicar na prestação de cuidados de saúde e a sua Administração  necessita de uma verdadeira autonomia administrativa e financeira que permita  encontrar as soluções que estrangulam o seu funcionamento. 
Os serviços de saúde lutam com a falta de técnicos profissionais e o seu funcionamento é feito à custa da sobrecarga e exaustão dos atuais profissionais que prestam valioso contributo para dar resposta possível. 
Os Serviços de Saúde da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano precisam que o atual Governo tome medidas de emergência que promovam a fixação de profissionais médicos, de enfermagem e de outras categorias profissionais com estímulos pecuniários, profissionais e sociais de carácter excecional. 
O distrito de Portalegre que apresenta um dos maiores graus de envelhecimento e de desertificação humana do País necessita e exige do Governo de medidas excecionais que garantam os seus direitos. 
A CDU denuncia as tentativas de promoção de amputação de serviços públicos com a privatização de segmentos ou de serviços hospitalares procurando desmantelar ou agravar o funcionamento de unidades com graves dificuldades de funcionamento. 
A CDU exige que o Governo invista mais no funcionamento dos serviços públicos, garantindo o cumprimento constitucional das funções sociais do Estado, indo para além das imposições da União Europeia na ânsia da redução a todo o custo do défice. 
A CDU continuará a ser porta-voz da vontade e das aspirações das pessoas que vivem neste distrito e expressa a disponibilidade de tudo fazer para encontrar as melhores soluções na resolução dos problemas que afetam esta população. Uma CDU forte é garantia da continuação da defesa do SNS que é a única forma de assegurar cuidados de saúde a todos e que não recusa atender quem dele precise, independentemente da sua condição social e económica, como acontece com os serviços privados de saúde. 
Portalegre, 21 de Maio de 2019 
Casimiro Menezes - Candidato da lista CDU às eleições para o Parlamento Europeu