23.5.19

VILA VELHA DE RÓDÃO: Concerto de Tito Paris na celebração do aniversário da CACTejo

No próximo sábado, 25 de maio, a Casa de Artes e Cultura do Tejo (CACTejo), em Vila Velha de Ródão, celebra o 13.º aniversário com um concerto de Tito Paris, um dos mais importantes nomes da música cabo-verdiana. Conhecido pela voz rouca e uma obra multicultural, Tito Paris traz até Ródão os sons da lusofonia e o último álbum de originais, Mi É Bom, lançado em 2017.
Tito Paris começou a sua carreira profissional numa família de músicos do Mindelo, aos nove anos de idade. Primeiro os seus irmãos começaram por lhe ensinar o cavaquinho, depois a guitarra e, mais tarde, tornou-se baixista antes de se aventurar a compor as suas próprias músicas.
Aos 19 anos, Bana, que já vivia em Lisboa, convidou-o a fazer parte da sua banda A Voz de Cabo Verde. Na capital portuguesa, Tito cedo ganhou fama acompanhando músicos como Dany Silva, Paulino Vieira, Paulo de Carvalho, Celina Pereira e Vitorino. Ainda assim, foi como compositor que se tornou famoso, escrevendo músicas para Bana e Cesária Évora. 
Com o crescente sucesso, formou a sua própria banda e gravou dois álbuns: Tito Paris, editado em Portugal, em 1987; e Dança Ma Mi Criola, na editora MB Records de Boston, EUA, em 1984. Em 1996, edita Graça de Tchega e, em 2002, grava Guilhermina. Antes lançou dois álbuns ao vivo e, mais tarde, em 2005, um álbum acústico.
Em 2012, Tito Paris celebrou os 30 anos de carreira com várias ações comemorativas, entre as quais se destaca o grande concerto com a Orquestra Metropolitana da Holanda, em Roterdão e um concerto esgotado no Coliseu dos Recreios, onde passou em revista os 30 anos de atividade.
Os bilhetes para o concerto de 25 de maio, em Vila Velha de Ródão,  têm um preço unitário de 10 euros e podem ser adquiridos em www.ticketline.sapo.pt ou na Casa de Artes e Cultura do Tejo (telefone 272 540 314).