21.5.19

Lançamento do livro "O segredo dos caminhos" – Leitura dos Percursos Pedestres do Alto Alentejo


No dia 24/5/2019, a partir das 10h30, n’O Celeiro em Arronches, irá decorrer o lançamento do livro O SEGREDO DOS CAMINHOS – LEITURA DOS PERCURSOS PEDESTRES DO ALTO ALENTEJO, escrito e ilustrado por cerca de 350 alunos do 3.º e 4.º anos de nove municípios do Alto Alentejo.
Na gala, será apresentado o filme com o making of de todo o projeto e serão oferecidos exemplares do livro a tod@s @s alun@s participantes. Num momento intimista, representantes d@s alun@s irão participar numa performance criada especialmente para este evento pela artista Maria Belo Costa, que envolverá leituras encenadas do livro.
A partir da candidatura da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo "Rede de Promoção do Sucesso Escolar no Alto Alentejo" aprovada no âmbito do programa Alentejo 2020, realizou-se, de outubro de 2018 a maio de 2019, a 2.ª edição da Fábrica de Histórias® (FdH), este ano subordinada ao tema "Percursos e Rotas do Alto Alentejo", coordenada pela CABEÇUDOS. O projeto Fábrica de Histórias tem a chancela Ler+ do Plano Nacional de Leitura 2027 e o selo da UNESCO.
Neste segundo ano, alun@s provenientes de Agrupamentos de Escolas de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Portalegre e Sousel, andaram em diálogos com a natureza e passaram para o papel o que viram, sentiram, imaginaram e descobriram ao longo de nove percursos pedestres de pequena rota da Rede de Percursos em Natureza – Alentejo Feel Nature. A experiência de sentir estes percursos que variam ao longo do dia, das semanas e das estações, deu lugar a leituras reais e poéticas de natureza, de sempre e para sempre. A contemplação, a escuta, a observação e a espera criaram ligações entre o concreto e o imaginário. Adorámos ir lá fora e sentir cá dentro.
O livro, com a coordenação literária de Afonso Cruz e coordenação gráfica de Marina Palácio, foi criado a partir das oficinas de campo de escrita e ilustração com mediadores da CABEÇUDOS.
Para além de diversos convidados do setor da Educação, Cultura, Património, Ambiente e Turismo, o evento contará com a presença dos 350 alunos-autores, do Presidente de Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, de representantes da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, da Direção de Serviços da Região do Alentejo da Direção-Geral da Educação, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e do Presidente do Turismo do Alentejo ERT.
Durante o evento será apresentado o projeto “A Árvore dos Patrimónios” desenvolvido em várias escolas do Alto Alentejo pela Arq.ª Susana Bicho.
Todos os alunos das escolas do 1.º Ciclo dos municípios envolvidos irão também receber um exemplar do livro O Segredo dos Caminhos.