10.4.19

NISA: Subsídios para a História da Educação no concelho



Os documentos que transcrevemos aludem a duas épocas distintas de sistemas de governação: Monarquia e República. No primeiro, o presidente da Câmara, Mário Monteiro solicita, em carta ao Governador Civil, entidade por onde tudo passava nas relações com o Poder Central, a concessão de exames de 2º grau na sede do concelho. No segundo e já após a Revolução de 5 de Outubro, João de Sousa Bagorro, elemento da Comissão Administrativa da Câmara de Nisa solicita, com base num requerimento feito pelos habitantes dos Montes de Baixo (Arneiro, Duque e Pardo) a instalação de uma escola. São dois documentos, entre centenas existentes e que se debruçam sobre este assunto, a mostrar que a Educação, no concelho de Nisa como em todo o país, constituindo uma das principais bandeiras da 1ª República, não era, de igual modo, desprezada pelo regime que lhe antecedeu.
Nota: As fotos respeitam aos anos 50 e 60 do século passado.
Documentos da Câmara de Nisa - Educação (1910)
Exames de 2º grau na sede do concelho
2 Junho 1910 - Carta ao Governador Civil de Portalegre
Exmo Senhor
Para que o pedido de concessão de exames do 2º grau na sede d´este concelho, possa ser attendido, tem elle de ir acompanhado da deliberação d´esta Camara, assumindo responsabilidade de aumento de despesa resultante da concessão, devendo tal deliberação ser sancionada pela Exma Comissão Districtal, como tudo se determina nos nºs 1 e 2 da postura de 12 de abril ultimo, constante do Diário do Governo nº 79 d´este anno. E para que a respectiva representação se possa fazer e ser informada de modo a entrar na Direcção Geral competente até 1 de julho próximo, nos termos do nº 3 da dita portaria, me cumpre solicitar a Vª Exª a remessa com a possivel brevidade, do accordam de approvação da deliberação a que alludo. Deus guarde a Vª Exª.
O presidente da Camara - Mário Monteiro

Pedido de escola para os Montes de Baixo (Arneiro, Duque e Pardo)
21 Novembro de 1910 - Carta ao Governador Civil de Portalegre
Serviço da República
Exmo Senhor
Ao depôr nas mãos de Vª Exª o incluso requerimento dos habitantes dos montes de Arneiro, Duque e Pardo, pertencentes à freguezia de S. Simão, deste concelho, me cumpre solicitar de Vª Exª a remessa, com a possivel brevidade, ao Ministerio do Interior do mesmo requerimento e copia junta, cumprindo-me informar que a representação copiada foi enviada à Direcção Geral de Instrução Publica pelo Subinspector escolar deste círculo = Pela referida Direcção Geral foi ordenado à dita Sub-inspecção o exame das condições em que se encontravam aquelles montes, no sentido de se ver qual o desenvolvimento dos respectivos alunnos, contando que, em resultado do exame a que procedeu o competente sub-inspector, a sua informação foi o mais favoravel possivel, sem que, todavia, se obtivesse qualquer despacho.
De harmonia, pois, com a resolução desta Commissão, peço a Vª Exª se digne empregar os meios que julgar convenientes, para que a pretenção a que alludo, seja deferida, como merece.
Saude e Fraternidade - João de Sousa Bagorro