16.4.19

Professores bibliotecários promovem 2º Encontro con.Raízes no Crato


con.Raízes é um projeto dos professores bibliotecários da Rede Interconcelhia de Alter do Chão, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Nisa, Marvão e Ponte de Sor que visa promover o conhecimento, a partilha e a divulgação das diferentes manifestações culturais dos seus concelhos.
O projeto, que vai para a sua segunda edição, organiza-se em torno de duas vertentes:
1) Vertente educativa (destinada aos alunos): visa promover a recolha e a recriação de manifestações do património cultural.
2) Vertente formativa (destinada aos docentes): visa promover a formação, na área temática do encontro anual.
Esta segunda edição do encontro con.Raízes terá lugar no concelho do Crato, nos dias 10 e 11 de maio.
O programa do primeiro dia, que decorrerá no Agrupamento de Escolas do Crato, está inteiramente dedicado ao património edificado e conta com a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos dos diferentes concelhos, seguindo-se, no período da tarde uma visita cultural – “Descobrindo o património do Crato”.
No dia 11 de maio, o encontro (acreditado como uma ação de curta duração pelo CFAE Prof’Sor) terá lugar no Auditório Municipal do Crato e a programação, destinada a professores e educadores conta com a participação de figuras de renome na área do património. Do programa consta:
09.30h - Sessão de abertura
09.50h - Conferência inaugural “O currículo local: ponto de partida para novas aprendizagens?”
Conferencista: Camões Gouveia
10.30h - Intervalo
10.50h – OPEN TALK "Currículo local e flexibilidade curricular”, com José Carmona e com a participação das professoras bibliotecárias dos Agrupamentos de Escolas dos concelhos envolvidos
12.00h - Workshop “Leitura e património: ligações (im)prováveis”
Dinamizadores: Carlos do Rosário e Teresa Mendes, do Instituto Politécnico de Portalegre
Ficha de inscrição em: https://bit.ly/2IAEW1d