3.4.19

VILA VELHA DE RÓDÃO: Rota dos Fornos Comunitários em Vilar de Boi

No próximo sábado, 6 de abril, a aldeia de Vilar do Boi, no concelho de Vila Velha de Ródão, recebe a Rota dos Fornos Comunitários, uma iniciativa promovida pela CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, com apoio do Município de Vila Velha de Ródão, no âmbito do programa Beira Baixa Cultural.
O evento pretende recuperar as tradições e receitas antigas e dinamizar os tradicionais fornos comunitários, valorizando os produtos típicos da região, como o pão, os bolos e os doces feitos nestes fornos, outrora um importante elemento da vida coletiva. 
O programa tem início às 11h, com a visita aos fornos comunitários acompanhada pelo grupo de concertinas Traquinas e Companhia, da Associação Cultural e Recreativa As Palmeiras, seguindo-se, às 12h30, o almoço típico de Ensopado de Borrego. 
Durante a tarde, às 15h, tem lugar um atelier gastronómico onde os visitantes podem aprender a confecionar os nógados, doce típico da freguesia de Fratel. A partir das 15h30, realiza-se o Mercadinho com os produtos confecionados na Rota dos Fornos.
Este evento realiza-se no âmbito do Beira Baixa Cultural, um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).