15.3.17

NISA: “Rota do Contrabando” bate recorde de participantes

Inscrições encerraram muito antes da data prevista
A 18ª edição da “Rota do Contrabando” agendada para sábado, dia 25 de março, já fechou as inscrições por ter atingido o limite de 750 participantes, um número recorde no percurso pedestre organizado pela INIJOVEM.
A associação de jovens de Nisa nunca repete os percursos e inclui neste passeio uma travessia de barco no Rio Sever, para além de mobilizar cerca de 80 pessoas na organização do evento, fatores que, segundo o presidente da INIJOVEM, Marco Moura, marcam a diferença e contribuem para a elevada procura dos amantes do pedestrianismo.
Entre os participantes contam-se perto de 200 espanhóis e muitos lisboetas.
O percurso, numa extensão de 16 quilómetros, arranca às 09:00 em Cedilho, a chegada está prevista para as 14:00 em Montalvão.
Carla Aguiã in "Rádio Portalegre"
XVIII Rota do Contrabando/Ruta del Contrabando
18 anos a percorrer os agrestes trilhos dos contrabandistas!
É já no dia 25 de Março de 2017, que se cumpre a XVIII edição do percurso pedestre transfronteiriço em travessia, Rota do Contrabando/Ruta del Contrabando, entre Cedillo (Espanha) e Montalvão (Portugal).
 Falamos de 18 anos consecutivos a palmilhar os agrestes trilhos, outrora percorridos por contrabandistas de um e de outro lado da raia!
Evento que, ano após ano, vem granjeando cada vez mais participantes, portugueses e espanhóis, sendo uma referência a nível nacional, entre os certames de âmbito pedestrianista!
A Rota do Contrabando – Ruta del Contrabando não é apenas mais uma caminhada, é também uma rota de memórias, de emoções e de experiências, seja para aqueles que repetem o percurso, certos de viver novas sensações, seja para os que o fazem pela primeira vez e dela sairão para sempre marcados!


As (principais) virtudes, que estão na génese do progressivo sucesso deste evento:
(1ª) Nunca repetir um percurso, (2ª) alternar anualmente o local de partida e de chegada, (3ª) a travessia de barco do rio Sever.
As inscrições ultrapassaram todas as expectativas, atingindo um número record como acima se noticia. Para mais informações deverão ser consultados os blogues do evento em http://rotacontrabando.blogspot.pt/.
A organização está a cargo da Inijovem em parceria com a Green Roc e tem como parceiros institucionais o Município de Nisa, Ayuntamiento de Cedillo, Junta de Freguesia de Montalvão, União de Freguesias de Espírito Santo, Nossa Srª da Graça e São Simão e Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.