13.12.16

Milhafre-real envenenado foi recuperado e será devolvido à Natureza

06.12.16 - Será devolvido à natureza o único sobrevivente de 14 animais silvestres vítimas do maior caso de envenenamento identificado na Zona de Protecção Especial de Castro Verde: um milhafre-real, recuperado no Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS) de Olhão, no dia 7 de dezembro, pelas 12h00, em Castro Verde.
O rápido encaminhamento da ave, realizado por um técnico da LPN, e a eficaz intervenção da equipa do RIAS durante as últimas três semanas possibilitaram a recuperação deste milhafre-real, uma espécie ameaçada em Portugal. Os casos de deteção de aves selvagens ainda vivas com sintomas de envenenamento são raros, dada a toxicidade dos compostos usados e a dificuldade de localização das aves na natureza, pelo que uma atuação célere e eficiente foi essencial para o sucesso desta recuperação.
A devolução à natureza deste milhafre-real irá ocorrer no dia 7 de dezembro, pelas 12h00, em Castro Verde, perto do Centro Escolar nº2 e contará com a presença de alunos desta escola, ficando o convite para que participem também neste momento.
 Para mais informações contactar:
Rita Alcazar – 96 4439067 | Paulo Marques – 92 5068990
Saiba mais em www.lifeimperial.lpn.pt.