14.12.16

Caminhada de Nisa ao Tejo, pelas Portas de Rodão






Realizou-se na manhã de dia 10 de dezembro de 2016, a caminhada “De Nisa ao Tejo, pelas Portas de Ródão”, promovida pela União de freguesias do Espirito Santo, Nª Srª da Graça e São Simão e pela Junta de Freguesia de Santana.
O percurso seguia o traçado do “Caminho Português Interior de Santiago” Etapa de Nisa, numa extensão de aproximadamente 19 Km’s.
Contou com 100 caminheiros vindos de diversos pontos do País mas na sua grande maioria naturais do concelho.
A concentração foi na Porta da Vila em Nisa, percorrendo algumas ruas do Centro Histórico, seguimos em direção ao complexo religioso e histórico da Senhora da Graça, onde se situam várias referências ao Apóstolo: “a antiga capela de Santiago, um cruzeiro e a barroca de Santiago”, sempre desfrutando de paisagens maravilhosas. Em Pé da Serra assistimos à “ apanha da azeitona” e desfrutámos de algumas iguarias gastronómicas; vislumbramos o “Monte Cimeiro” e sempre pelo sopé da serra de S.Miguel chegámos ao “Monte do Zé dos Santos” já com o Tejo à vista. Entrámos na freguesia de Santana apreciando as formações rochosas quartzíticas acompanhados pelo olhar dos grifos, sempre vigilantes, e rodeados pelos “zimbrais”, chegamos ao monumento natural das Portas de Ródão.
Terminado o passeio em Ródão regressámos a Nisa, em viaturas cedidas pelas várias associações do concelho, não podia terminar sem um almoço/convívio onde se começou a delinear o próximo passeio.
Estiveram presentes alguns eleitos das freguesias: João Malpique, António Martins e Patrícia Carmona; do município a vereadora Fátima Dias; contámos também com a companhia de Manuela Cunha, membro do Partido Ecologista “Os Verdes”.