12.12.16

1976-2016: 40 Anos de Poder Local Democrático - Doc.1




Assinala-se hoje, dia 12 de Dezembro, 40 anos sobre a realização das primeiras eleições para os órgãos das Autarquias Locais (Câmaras e Assembleias Municipais, Juntas de Freguesia) após a Revolução de 25 de Abril de 1974 que restitui ao povo e ao país a Liberdade e a Democracia.
Ao longo do dia (se houver disponibilidade) iremos colocar outras mensagens e documentos, não apenas sobre o concelho de Nisa como de outros municípios do país.
O Poder Local Democrático, 40 anos após a sua implantação e sem esquecer o trabalho profícuo ( e ingrato) de muitas centenas de homens e mulheres que deram o corpo ao manifesto" e garantiram, nas Comissões Administrativas, a transição democrática para o regime que possibilitou a realização das primeiras eleições livres, bem merece ser evocado e apontado como exemplo aos mais novos.
A partir de 1976 operou-se, em Portugal, uma autêntica "revolução localista", que transformou, quase por completo a "face" visível e invisível de aldeias, vilas e cidades que não dispunham das infra-estruturas básicas, desde o abastecimento de água ao saneamento básico, electricidade, vias de comunicação decentes, escolas, espaços de lazer, cultura e desporto, etc.
Essas foram, sem dúvida, as grandes conquistas ou obras, se preferirem, do poder local democrático português, que deu um contributo assinalável e insubstituível ao desenvolvimento do país, principalmente das zonas mais desfavorecidas e longínquas do Terreiro do Paço.