10.6.16

EVOCAÇÃO: Luís Morais, um grande músico de Cabo Verde

A data de hoje, 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, é pretexto para lembrar um grande artista da música cabo-verdeana, que tive a felicidade de conhecer e de ouvir, quase diariamente, nos anos de 1972 a 1974. Chamava-se Luís Morais, era um virtuoso dos instrumentos de sopro, artista aclamado da música africana e com uma grande dimensão a nível internacional, tanto na Europa (Holanda, França e Portugal, especialmente) como nos Estados Unidos, país onde acabaria por falecer aos 67 anos e com muito ainda para dar à música e cultura de expressão africana.
Luís Morais nasceu no dia 10 de Fevereiro de 1935, na Ilha de São Vicente e morreu no dia 25 de Setembro de 2002 nos Estados Unidos de América.
Durante a sua longa e prestigiada carreira, notabilizou-se como um virtuoso executante de instrumentos de sopro, entre os quais saxofones (alto e tenor), clarinete e flauta. Foi o mentor do famoso conjunto Voz de Cabo Verde, com o qual percorreu o mundo como solista e director musical. O Voz de Cabo Verde, recorde-se, foi formado na Holanda há precisamente 50 anos (Maio-Junho de 1966) e teve como vocalista, numa das suas fases, o popular Bana.
Luís Morais e Bana são, aliás, considerados os “pais” da moderna música cabo-verdeana, o primeiro a nível instrumental, o segundo no plano vocal.