27.3.14

NISA: José é sinónimo de convívio e animação



Os indivíduos de nome José juntaram-se no passado sábado na Horta do senhor José Perfeito para celebrarem o seu convívio anual.
É a festa dos Zés, realizada no sábado mais próximo do padroeiro (S. José – 19 de Março) e que junta em alegre confraternização pessoas com o mesmo nome próprio, pretexto para um dia de festa e de descontracção onde, geralmente, não falta uma animação sempre variada que vai da degustação dos petiscos e acepipes gastronómicos, à música e aos jogos tradicionais.
Por pouco mais de dez euros, os José(s) juntam-se para passar um dia de convívio, reforçar os laços de amizade e brindarem à vida, num ambiente campestre que recorda outros tempos e outras dificuldades.
A “firma” Parente e Poeiras 
José da Cruz Laré, o “Parente”, e José Poeiras são dois dos mais activos dinamizadores deste convívio onomástico e que se vem mantendo com regularidade, desde há mais de 30 anos. Têm a responsabilidade da cozinha e de manter os convivas sempre com boa disposição “gastronómica”.
Há outros companheiros que também participam para que a jornada seja verdadeiramente de festa. Este ano, a ementa constou do tradicional afogado, a carne de molho, do feijão preto com sardinha assada, sem falar nos “grelhados” como a entremeada, a cacholeira, a morcela, em quantidade suficiente para “alegrar” os estômagos dos quarenta Zés.
Durante o dia, alguém eleva a voz, enrouquecida e puxa por um fadinho. Outros, jogam à sueca ou à malha. Entre um copo e uma patanisca, o dia passa a correr, mas o convívio, esse, fica e com a promessa de repetição no próximo ano.