18.8.13

OPINIÃO - Arez: As incongruências de um símbolo

 Símbolo heráldico (Brasão) oficial de Arez
Durante anos, o símbolo heráldico da freguesia de Arez (brasão) apresentou a Cruz da Ordem de Avis como um dos elementos históricos da antiga sede de concelho. Era um elemento “estranho” para muita gente e especialmente para alguns historiadores, cujos estudos e documentos apontavam, sempre, para Arez como povoação de origem templária e, mais tarde, sob o domínio da Ordem de Cristo. Era esta Cruz e não a de Avis que deveria ter figurado, desde o início, no símbolo heráldico da povoação e sede de freguesia.
O recente livro (estudo) de Ana dos Santos Leitão, apresentado no dia 27 de Julho na Biblioteca Municipal com a presença da presidente da Câmara e vereação, desfez todas as dúvidas que, eventualmente, ainda persistissem sobre esta importante questão.
Esta é a "informação" que está "plantada" no site do Município de Nisa
Seria de esperar que, legalizado por parte da Junta de Freguesia o novo símbolo, com a alteração feita, passasse o novo brasão a figurar como o oficial (legitimamente) da autarquia arenense.
Vamos ao site do Município de Nisa (estava assim há poucos minutos!) e o que vemos?
O brasão, a bandeira e a descrição dos símbolos heráldicos antigos, como sendo estes os “verdadeiros”. A Câmara de Nisa, apoiou a edição da obra “Arez – Da Idade Média à Idade Moderna”, a sua presidente teceu elogios à mesma e à autora, mas não tratou, como lhe competia, de fazer-lhe a justiça devida, alterando nos seus documentos oficiais, principalmente, no seu site, a nova imagem e descrição da heráldica arezense.
Sugiro que, a primeira tarefa do responsável pela manutenção do site, seja a de corrigir esta informação sobre a nova tipologia da heráldica de Arez, tornando-a verdadeira e credível e colocando um ponto final nesta história quase absurda.
Manter o erro, não me parece que seja a melhor forma de esclarecer e informar os munícipes...
Mário Mendes