23.8.13

NISA: Convívios de “Artilheiros” e “Artilheiras” para todos os gostos e idades





Já se tornou um lugar comum, a referência aos encontros e convívios de Artilheiros e de “Artilheiras” que todos os anos têm lugar em Nisa e de modo especial no mês de Agosto.
As “artilharias” de várias idades juntam-se, não para qualquer confronto bélico, mas para retomarem o contacto, a amizade, fortalecerem os laços entre os que a vida obrigou a partir e os que ficaram.
À volta das iguarias tradicionais, divinamente confeccionadas pelos e pelas artistas da cozinha da nha terra, passam e repassam mil recordações de infância, a brinca no terreiro, o tempo da escola, da mestra ou da oficina, a juventude, a ida ao Ultramar, enfim, o percurso de vidas passadas e que ganham, ali, nestes convívios de “Artiheiros”, nova vida e dimensão, a da nostalgia e saudade.
Bebe-se mais um copo, desfiam-se algumas anedotas, provam-se as especialidades da casa e a restauração local ganha também algum fôlego para contrabalançar os meses de casa vazia e penúria de clientela.
Em Agosto houve diversos convívios de “Artilheiros” e de alguns, os mais “emblemáticos” presenteamos os nossos leitores com as fotos do estilo. Imagens de animação, alegria, convívio, o abraço fraterno, só possível na terra-mãe. 
A nossa.
Mário Mendes