8.11.11

O 1º ANO DA REPÚBLICA NO CONCELHO DE NIZA

Uma lição de história que deixou “água na boca”
A associação Nisa Viva promoveu no sábado, dia 29 de Outubro, no auditório da Biblioteca Municipal de Nisa, uma Conferência intitulada “Olhar sobre o 1º ano da República no concelho de Niza”, tendo como conferencista convidado o Dr. José Dinis Murta.
Feita a apresentação do orador, este deliciou os presentes não com um “olhar” sobre o primeiro ano da República no concelho, mas com uma verdadeira lição de história, dinâmica e bem fundamentada com o auxílio de numerosos documentos mostrados através de diapositivos.
  As mais de duas dezenas de pessoas presentes puderam apreciar o curso histórico de Nisa, desde a sua fundação, deter-se nos aspectos do municipalismo e das principais diferenças entre a Monarquia e a República, alguns de natureza prática, esses sim, focados mais em detalhe quando o conferencista analisou o ano inicial do regime republicano e as suas repercussões no concelho.

José Dinis Murta, por mais de uma vez, salientou a extrema dificuldade na obtenção de informações e de documentos, não deixando, todavia, de focar alguns dos principais traços distintivos entre os dois regimes políticos, nomeadamente os relacionados com a distribuição dos diversos poderes, o papel da igreja, o direito ao voto, o acesso à educação e a sociedade em geral, uma sociedade estigmatizada pela fome e miséria e por um analfabetismo elevado.
Um e outro retrato que espelhava o antes e o depois do 5 de Outubro de 1910 e que, naturalmente, não poderiam, num tão curto espaço de tempo ter alterações significativas, a não ser, como bem afirmou o conferencista, nas declarações de intenções e de princípios dos novos detentores do poder político.
A conferência deixou nos presentes uma certeza: é de que é preciso continuar estas iniciativas que contribuem para fazer alguma “luz” sobre a história das nossas terás e dos nossos concelhos.
E esta, a história local, é parte fundamental da história do país.
Mário Mendes in "Alto Alentejo" - 1/11/2011