22.11.11

AREZ: Festa do 1º Aniversário da ACESA

Foi com muita alegria e boa disposição que a ACESA – Associação da Cultura e Saberes de Arez, festejou o seu primeiro aniversário no dia 22 de Outubro de 2011.
O evento decorreu na sua sede, antiga EB1/JI de Arez (lado Nascente), recentemente cedida pela Câmara Municipal de Nisa, pelo que também se efectuou a sua inauguração, embora por motivo de urgente necessidade de apoio social à família a algumas crianças, o “ATL” da ACESA tenha iniciado o seu funcionamento (logo que recebeu a chave) no passado dia 26 de Setembro.
Das várias actividades desenvolvidas na festa de aniversário da ACESA destacamos a “Exposição dos Saberes de Arez” que encantou os presentes. Foi um privilégio apreciar várias peças de “enxoval” confeccionadas por “Seres” de Arez que orgulhosamente mostraram os seus “Saberes” onde algumas das habilidosas mãos contam mais de setenta anos.
A visita ao ATL da ACESA foi prova real das suas intenções sociais, uma vez que de segunda a sexta-feira das dezasseis horas e trinta minutos, às dezoito horas e trinta minutos, tem as suas portas abertas, para que as crianças cujos pais estejam a trabalhar e não tenham quem as receba quando o transporte escolar chega a Arez (por volta das dezassete horas), aí permaneçam, num ambiente acolhedor e seguro. Também nos vários eventos planeados ao longo do ano está este espaço à disposição dos associados e visitantes mais novinhos para que se divirtam confortavelmente.
Os presentes tiveram ainda oportunidade de observarem registos de algumas actividades, em textos, fotografias e DVDs, desenvolvidas no projecto local da encerrada “Escola”, que desenvolveu um exaustivo “Projeto Cultural em Arez” (com a duração de sete anos escolares: 1999-2006) e que deu origem à ACESA, assim como documentos de divulgação do porquê da criação desta Associação apenas em Setembro de 2010 e não aquando da implementação do referido Projeto Cultural. Entre outras explicações é referido que a mola impulsionadora foi o facto, da “Escola” ter sido encerrada (Julho de 2010) e só então ter surgido um espaço devoluto com condições adequadas para sede de uma associação com as características da ACESA, assim como a vontade de colmatar o vazio educativo que o encerramento da “Escola” originou. Daí o nome desta Associação “ACESA”, cujo fio condutor é “Manter Viva a Chama Cultural de Arez”.
O início deste agradável convívio teve início pelas dezasseis horas e trinta minutos, prolongando-se para além das vinte e quatro horas. Foram oferecidos aos presentes os maravilhosos “Sabores” e “Sons” de Arez e a bela voz de uma convidada muito especial a Professora Célia Soares, uma verdadeira fadista que não sendo de Arez a todos cativou com os fados entoados.
Além da nossa convidada actuaram os “Poupas” Marco Paulino, Antónia Vaz, Antónia Silva, José Sêco, António Costa, Ricardo Costa e Dulce Ribeiro (com apenas quatro anos). Todos cantaram muito bem e foram valiosas prendas oferecidas à ACESA. De realçar que três dos actuantes são mãe, filho e neto.
Em termos de avaliação consideramos esta actividade muito positiva, pois proporcionou à ACESA divulgar um pouco das suas origens… o seu estar e sentir cultural presente… assim como perspectivar as suas actividades futuras. Num espaço físico digno (depois de um ano sem sede), com os seus associados e amigos confortavelmente a conviverem, a partilharem opiniões, a avaliarem e planearem... Ou seja, finalmente a desenvolverem dignamente o seu Plano Anual de Actividades. Muito importante para um crescimento harmonioso da ACESA o clima de entreajuda entre todos os elementos dos seus órgãos sociais, na limpeza, arrumo e decoração da sua sede. Uma grande alegria as t-shirts da ACESA com o respectivo logótipo e uma linda “Poupa”.
Para concluir um bem-haja muito grande a todos os que nos acompanharam neste dia, quer fisicamente, quer em pensamento (e foram muitos que por motivos vários não conseguiram estar presentes). Um agradecimento especial à vogal da Direcção e ao Presidente do Conselho Fiscal que apesar de muitas vezes estarem ausentes de Arez, sempre apoiaram e incentivaram o crescimento da ACESA.
A Presidente da Direcção da ACESA
Rosa Metelo