22.6.22

SOCIEDADE: Em 40% dos concelhos do Continente houve mais divórcios que casamentos

Os dados do INE, disponíveis na análise recentemente realizada pela Marktest, Atlas Social 2021, revelam que em 40% dos concelhos do Continente houve mais divórcios que casamentos.
De acordo com os dados do INE, disponíveis no Atlas Social de Portugal, da Marktest, em 2020 foram contabilizados 16 713 casamentos, menos 41.3% do que o registado no ano precedente, o que constituiu a maior queda anual deste século. Este valor é quase 4 vezes menos do que o observado em 2000, quando se celebraram perto de 63 mil casamentos.
O número de divórcios registado em 2020 foi de 16214, menos 16.0% do que no ano anterior, mostrando desde 2015 uma tendência de descida.
No período em análise, foi em 2000 que se observou a maior distância entre o número de casamentos celebrados e o número de casamentos dissolvidos por divórcio, ao contrário de 2020, onde se celebraram apenas mais 499 casamentos que divórcios, mostrando uma mesma taxa de nupcialidade e divórcio (1.7 por mil habitantes).
Uma análise por concelhos mostra que, em 2020, em 113 concelhos do país (ou seja, em 40% dos concelhos) este rácio foi negativo, pois aqui registaram-se mais divórcios que casamentos.
Alfândega da Fé, Vendas Novas, Odivelas e Nisa registaram uma maior distância relativa entre o número de casamentos celebrados e dissolvidos por divórcio. Nestes concelhos dissolveram-se por divórcio mais casamentos do que os que se celebraram.
Pelo contrário, a distância entre a proporção de casamentos e divórcios foi mais positiva nos concelhos algarvios de São Brás de Alportel, Monchique, Vila do Bispo, Castro Marim e Alcoutim, onde se registaram mais casamentos que divórcios.
O Atlas Social de Portugal 2021 é uma análise realizada pela Marktest com base em informação produzida pelas entidades oficiais e pelas empresas do Grupo Marktest e pretende contribuir para um melhor conhecimento da estrutura demográfica e social dos concelhos de Portugal Continental.
Conta com informação sobre a estrutura de classes sociais por concelho, para cujo cálculo se utilizou uma base de cerca de 366 mil entrevistas realizadas nos estudos regulares da Marktest entre os anos de 2018 e 2021. Foram ainda integrados dados demográficos e sociais produzidos pelo INE e outras fontes oficiais ao nível do concelho, assim permitindo uma melhor visão sobre o território nacional.