Os projetos “Mar de Plástico” e “#Pray for Ukraine” desenvolvidos por grupos de alunos da Escola Profissional Agostinho Roseta de Portalegre, foram vencedores do desafio “Artistas da Reciclagem” integrado no Concurso “Reciclar é na Boa!” da Academia Ponto Verde. Os alunos foram premiados com uma viagem de dois dias a Bruxelas.
Entre os dias 20 e 21 de junho, os alunos rumaram até à capital europeia, acompanhados pelos seus professores e pelos restantes vencedores, para visitar o Parlamento Europeu e conhecer alguns dos monumentos mais emblemáticos da cidade.
Foi com o mural intitulado “Mar de Plástico”, através do qual procuraram sensibilizar para a importância da preservação dos oceanos, e com a escultura “#Pray for Ukraine”, que pretendeu representar os desejos de que a Paz prevaleça sobre a Guerra, que os alunos da Escola Profissional Agostinho Roseta (Pólo do Crato) de Portalegre, provaram ser meritórios desta viagem a Bruxelas.
Para ilustrar a realidade dos oceanos e apelar à mudança de comportamentos, os alunos utilizaram materiais como sacos do lixo, papel, garrafas de plástico, cartão, beatas, e outro tipo de lixo comumente encontrado nos nossos oceanos. Esta é uma mensagem que consideraram ser pertinente ver discutida para a construção de um futuro melhor para a Europa e para o planeta. Por outro lado, na escultura, os alunos tentaram transmitir o sentimento geral sobre a conjuntura no leste da Europa, recorrendo à pomba branca, símbolo da Paz, apelando a que a mesma possa prevalecer.
Sobre a visita ao Parlamento Europeu, a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais, explica que “surge integrada no âmbito do Ano Europeu da Juventude, que este ano assenta no mote “a Europa quer ouvir a tua voz” com o intuito de despertar a consciência das gerações mais jovens para temas de relevo, como a preservação do ambiente e a reciclagem das embalagens, que têm impacto no hoje e no amanhã.”
O concurso é uma iniciativa da Sociedade Ponto Verde destinada à comunidade escolar, que através do desafio “Artistas da Reciclagem” pretende mostrar como a produção artística pode ter um papel de reflexão e sensibilização para temas de sustentabilidade, que afetam o futuro comum de todos.
A guerra, o bullying, a poluição dos oceanos, a reciclagem e o ambiente foram alguns dos temas submetidos na edição deste ano no desafio “Artistas da Reciclagem” do Concurso “Reciclar é na Boa!”, que contou com mais de 170 criações artísticas de estabelecimentos de ensino dos 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário e Profissional de norte a sul do país.
Mais informações em https://www.academiapontoverde.pt/.
Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.