28.6.22

FIA Lisboa: Artesanato sustentável, doçaria , vinhos e o maior vestido de cortiça do mundo

De 25 de Junho a 03 de Julho, a FIL vai receber a FIA Lisboa, a maior feira de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa, expondo artesanato, workshops, trabalhos ao vivo, gastronomia e vinhos.
A edição de 2022 da FIA quer voltar em grande, e para isso vai contar com muita animação e diversidade. No pavilhão 1 estará representado o artesanato nacional, a exposição do IEFP e uma mostra de alguns dos premiados do concurso da FIA Lisboa sobre a temática do artesanato tradicional e contemporâneo.
Já no pavilhão 2 estarão artesãos internacionais das mais diversas latitudes e o pavilhão 3 contará com sabores tradicionais de diferentes regiões do País.
A FIA Lisboa é a plataforma ideal para a divulgação do património cultural dos Países e das regiões presentes, promovendo o artesanato tradicional e novos produtos com uma abordagem mais contemporânea. “Para mim, a FIA Lisboa tem sido a oportunidade de mostrar ao grande público as minhas obras e, por conseguinte, fazer negócios”, afirmou Firmino Adão Canhoto, mestre na arte do embutido e na marcenaria artística.
Uma das maiores curiosidades da edição deste ano é o maior vestido de cortiça do mundo, com uma extensão total de 17 metros, e que vai estar no pavilhão 1 a mostrar o grande património Português que é a cortiça.
Entre as actividades disponíveis vão estar, no dia 28 workshops de bordados das Caldas às 17:00, e dos inconfundíveis lenços de namorados do Minho às 20:00. O certame acolhe também um workshop sobre joalharia em cerâmica, ministrado por Carolina Andrade, no dia 1 de Julho.
E ainda, trazidos por A.CERTIFICA, o único organismo em Portugal continental a certificar produções tradicionais artesanais, trabalhos ao vivo com filigrana portuguesa a 25 e 27 de Junho e renda de bilros a 28 de Junho e 03 de Julho, e ainda diversos momentos dedicados à promoção da certificação com nomes como o chef Hernâni Ermida e o apresentador Júlio Isidro.
Se é apreciador de vinhos e de gastronomia, não vai querer perder o pavilhão dedicado exactamente a isso. A feira volta a contar com a habitual área de tasquinhas regionais, com produtos típicos como a alheira de Mirandela, os queijos e presuntos da Serra da Estrela e os enchidos alentejanos.
Vão ainda marcar presença restaurantes regionais do Alentejo e do Norte de Portugal e a doçaria típica de diversas regiões do País. E uma novidade para os amantes de vinho. Este ano, pela primeira vez, a FIA Lisboa conta também com uma área de vinhos com 10 produtores nacionais de 9 regiões: Algarve, Alentejo, Bairrada, Beira Interior, Dão, Douro, Lisboa, Região dos Vinhos Verdes e Trás-os-Montes.
“Este é o ano de relançamento para todo o sector do artesanato. Elaborámos um plano de actividades que permitirá valorizar e dignificar todos os artesãos, em especial aqueles cujas produções certificamos. Um plano atractivo para consumidores, colecionadores e todos os apreciadores de artesanato”, refere a direcção da A.CERTIFICA.