18.5.22

INTERIOR: Os Verdes alertam para desertificação do interior

 
Há muito que Os Verdes alertam: Os Distritos de Santarém, Castelo Branco e Portalegre podem vir a sofrer maior "interiorização" por via da construção da linha de Alta Velocidade Lisboa/Porto! 
Os Verdes pedem novas reuniões com Ministro das Infraestruturas e com Administração da CP para exigir soluções a esta questão e lançam campanha junto dos utentes da Linha do Norte nestes distritos.
Os Verdes consideram inaceitável a possibilidade da nova linha de Alta Velocidade (AV) poder levar a uma "desqualificação" encapotada da Linha do Norte, ficando esta fundamentalmente vocacionada para serviços regionais, suburbanos e mercadorias, o que poria em causa as funções que hoje desempenha em relação aos distritos de Santarém, de Castelo Branco e de Portalegre e à ligação internacional (Elvas/Badajoz), na resposta que dá em transporte rápido de passageiros, na ligação ao Norte e ao Sul do país.
Como tal, depois de anunciado a 15 de Março, o Plano Nacional de Investimentos para 2030 (PNI 2030) no qual este problema se mantém, e considerando que a versão final do Plano Ferroviário Nacional anunciada para esse mesmo mês continua por apresentar, o Partido Ecologista Os Verdes acaba de pedir reuniões com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas,Pedro Nuno Santos e à Administração da CP para abordar novamente as implicações da construção da linha de AV Lisboa/Porto sobre a circulação "rápida" (IC/Alfas) na linha do Norte.
Estas reuniões não são as primeiras que Os Verdes realizam com estas entidades com vista a abordar esta questão. Em 2020, Os Verdes colocaram a sua preocupação ao Ministro no quadro de uma reunião do Orçamento do Estado 2021 e expressaram o mesmo, posteriormente, em plenário da Assembleia da República. O PEV reuniu ainda com o Secretário de Estado dos Transportes a 17/12/2020 e com o Presidente da CP a 17/03/2021, com o mesmo intento, tendo emitido um comunicado público sobre o assunto em 21/12/2020.
Por outro lado, no dia 19/03/2021 Os Verdes promoveram uma "Conversa Ecologista" (online - no período pandémico) para a qual convidaram autarcas destes distritos, por forma a alertar para o problema.
Os Verdes pretendem que:
1 – Seja preservada na Linha do Norte uma resposta ferroviária rápida e funcional (Alfas/Intercidades) e a sua articulação com a Linha AV Lisboa/Porto, por forma a que as estações de Santarém e do Entroncamento continuem a assegurar e melhorem o serviço rápido de transporte de passageiros, na ligação do distrito de Santarém, do distrito de Castelo Branco (ligação com linha da Beira Baixa), do distrito de Portalegre (ligação com linha do Leste) e  na ligação internacional (Elvas/Badajoz), a Lisboa e ao Porto;
2 - Os Verdes querem ainda que o Governo recoloque a construção da variante à cidade de Santarém,  retirada do PNI 2020/2030, como um investimento ferroviário prioritário, atendendo aos impactos negativos que o atual traçado provoca sobre as encostas do Planalto Scalabitano e  dos quais decorrem riscos para os moradores e monumentos ali existentes e  para a própria linha ferroviária. Estes impactos,  há muito referência  nos relatórios do LNEC, inúmeras vezes comprovados por derrocadas, têm origem na passagem dos comboios mais rápidos, com composições mais longas e mais pesados, nomeadamente os de mercadorias. Esta foi também uma das razões pelas quais neste troço a velocidade do Alfa Pendular foi sempre reduzida.
3 – Os Verdes querem ainda que seja revisto o referido traçado à cidade de Santarém, visto que o traçado que em 2008 foi adotado pela REFER tinha impactos negativos inaceitáveis sobre a malha urbana consolidada da cidade, em concreto na Portela das Padeiras, pondo em causa a qualidade de vida das populações ali residentes. Para além disso, a localização da nova estação, na Portela das Padeiras, poria em causa as funções que esta estação presta a outros concelhos ribatejanos, como Almeirim, Alpiarça ou Cartaxo, pela inadequação das acessibilidades a uma zona da cidade já bastante congestionada pelo trânsito automóvel.
Os Verdes não podem aceitar que um novo investimento no litoral do país seja causa ou pretexto para se desinvestir noutros distritos, agravando e alastrando a interiorização do país até à capital ribatejana, Santarém, fragilizar e desequilibrar a rede ferroviária nacional como um todo, e continuar a adiar a resolução de problemas de longa data, incluindo de segurança em passagens de nível e obras de arte, em vários pontos há muito identificados, e sobre os quais existem compromissos assumidos pela Administração Central para com autarcas e populações.
Neste sentido, Os Verdes vão desencadear um conjunto de ações para sensibilizar os autarcas dos distritos afetados e vão promover uma campanha de mobilização dos utentes da linha do Norte com particular incidência nestes distritos.
O Partido Ecologista Os Verdes
16 de maio de 2022