O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e o Vereador do Pelouro do Ambiente, Alexandre Varela, apresentam na próxima terça-feira, 10 de maio, o Projeto “Life – Água da Prata” à Comissária Elisa Ferreira. A representante de Portugal na Comissão Europeia terá oportunidade de observar, em visita ao terreno, o decurso das obras de implementação deste projeto estrutural, que contribuirá para a mitigação dos efeitos nocivos das alterações climáticas.
Durante a visita, que terá início às 09h30, a Comissária Europeia será informada sobre os detalhes do projeto, incluindo o impacto positivo que irá ter ao nível da salvaguarda dos recursos naturais, proteção do ambiente e mitigação dos efeitos negativos resultantes das alterações climáticas.
O Projeto “Life – Água da Prata”, com um orçamento a rondar um milhão e quatrocentos mil euros, é cofinanciado em 60% pelo Programa LIFE, um instrumento financeiro da União europeia que apoia projetos ambientais de conservação da natureza e de intervenção climática.
A concretização deste projeto, cujas obras deverão estar concluídas no final do presente ano, deverá permitir o cumprimento dos seguintes objetivos imediatos:
• Promover obras de conservação no aqueduto, de forma a permitir a sua utilização nesta nova função. O Aqueduto da Água da Prata é uma obra hidráulica do século XVI, com 18 quilómetros de extensão, ainda operacional e classificado como Monumento Nacional desde 1910;
• Substituir a água tratada utilizada na rega por água não tratada, recuperando as nascentes originais com utilização do Aqueduto da Água da Prata;
• Promover uma adaptação estrutural dos espaços verdes para resistirem a ondas de calor e precipitações extremas (com soluções de base natural), assim como medidas adicionais de eficiência na rega e poupança de energia.