O Município de Ponte de Sor, através da Junta de Freguesia de Galveias, obteve do Turismo de Portugal o parecer elegível à candidatura apresentada com o projeto da autoria e coordenação de Inês Florindo Lopes; cujo enquadramento tem como base a valorização dos recursos endógenos das regiões e do desenvolvimento de novos serviços turísticos. O investimento é de índole cultural, com o propósito de dinamizar turisticamente o território e por sua vez criar valor junto da comunidade local.
O projecto pretende aproveitar a oportunidade para exaltar a obra do escritor José Luís Peixoto, natural de Galveias, conhecido por ser o mais jovem autor galardoado com Prémios Literários e reconhecido como um dos mais notáveis escritores na língua Portuguesa da sua geração, cujas obras estão traduzidas nos mais diferentes idiomas.
O Turismo Literário é um produto estratégico para a consolidação de Portugal como destino turístico, promovendo uma nova forma de visitar Portugal assente nos lugares que inspiraram os autores portugueses, nas obras com maior ressonância a nível global e na criação de roteiros literários. O livro «Galveias» de José Luís Peixoto, assumirá o papel central, uma vez que apresenta um interessante discurso relativamente à identidade da Vila, através de um retrato psicológico real do viver e das vivências do interior Alentejano.
A Rota Literária de cariz interativo e dinâmico será o convite para entrar e descobrir a Vila de Galveias através das imagens e especificidades em forma de abordagens literárias, na busca do simbólico, do descritivo pelos conteúdos geográficos e pela criação de memórias de lugares.