2.12.18

ALPALHÃO: Inauguração da Casa do Brinquedo






Diz o poema que "o sonho comanda a vida" e hoje, dia 1 de Dezembro, as professoras Maria José Alfaia e Virgínia Parracho Poupino viram concretizado um sonho de muitos anos com a inauguração da Casa do Brinquedo, nas instalações da antiga Cadeia, anexa ao edifício-sede da Junta de Freguesia de Alpalhão.
Foi esta autarquia, ainda na presidência de João Moisés que deu início aos trabalhos de recuperação das instalações onde passa a "residir" a Casa do Brinquedo, um trabalho continuado pela sua sucessora na Junta, Ana Carrilho Manteiga e agora finalmente concretizado, num investimento de valor superior a oito mil e quinhentos euros.
O novo espaço museológico de Alpalhão reúne mais de duas centenas de brinquedos antigos feitos de arame, pedra ou bonecas trapos e de porcelana, sendo o resultado de um projecto iniciado em 2002 pela iniciativa das professoras Maria José Alfaia e Virgínia Poupino, a que se juntaram outras colegas, visando a ligação da escola à comunidade.
Cada brinquedo tem uma história e ficha próprias que informa sobre a data e a pessoa que o ofereceu à escola, bem como o relaciona e descreve os jogos infantis em que muitos deles eram utilizados, proporcionando, deste modo, não uma, mais muitas "viagens" à infância.
Por tudo isto era visível a alegria e satisfação patenteada nos rostos das duas professoras e da presidente da Junta de Freguesia, Ana Cecília Manteiga, cujo executivo possibilitou a concretização da obra, um sonho de muitos anos.