27.12.18

MEMÓRIA DO JORNAL DE NISA - 1º Passeio TT INIJOVEM/REMAX (2006)

O Concelho Profundo Visto de 4 Rodas
Aquilo que começou por ser uma ideia e proposta de um grupo de sócios desta associação acabou por se traduzir numa das iniciativas de maior sucesso em 2006: O 1º Passeio Todo-o-Terreno INIJOVEM, sucesso a que não é alheio o intenso trabalho de gestação, preparação e de logística levado a cabo com quase 2 meses de antecedência, não só pela Direcção, mas acima de tudo por um grupo de sócios que quiseram também chamar a si a organização deste evento, bem como alguns voluntários que também prestaram a sua colaboração, se exemplos existem para ilustrar o que deve ser o ASSOCIATIVISMO, este é com toda a certeza um dos melhores!
Participaram 80 pessoas: 56 do Concelho de Nisa (Nisa, Alpalhão, Arez e Monte Claro), 9 de Alagoa, 9 de Portalegre, 2 de Abrantes e 4 de Lisboa, distribuídas por 28 viaturas que desfrutaram de uma oportunidade única para conhecerem o Concelho de Nisa de uma forma mais profunda, que até então a INIJOVEM só tinha dado a conhecer através da perspectiva pedestrianista/montanheira.
Foi marcado um percurso com cerca de 100 km entre Nisa, Termas da Fadagosa de Nisa, Arez, Amieira do Tejo, Vila Flor, Falagueira, Monte Claro (lanche matinal), Velada, Arneiro (almoço no Túlio), Serra de S. Miguel, Cume da Serra de S. Miguel (464 m de altitude), Vinagra, Pé da Serra e Nisa.
O percurso tinha alguns pontos de adrenalina com a travessia de algumas linhas de água, com destaque para o Ribeiro de Arez e a Ribeira de Palhais.
Mas o ponto alto do dia em termos de adrenalina foi, sem margem para dúvidas, a seguir ao almoço, no Arneiro, ao ponto 223, km 67,620, na subida para a Serra de S. Miguel, em plena PR4: Trilhos do Conhal (percurso pedestre de pequena rota), local onde foram rebocadas 6 viaturas.
O Passeio terminou em Nisa por volta das 18h30, com uma volta da praxe pela sede de Concelho e com um lanche ajantarado de confraternização na Garagem da Junta de Freguesia do Espírito Santo na Zona Industrial, onde organização, participantes e patrocinadores em amena cavaqueira fizeram o rescaldo deste 1º Passeio Todo-o-Terreno da INIJOVEM que a avaliar pelas opiniões gerais tem todas as condições para continuar em próximas edições!
A Direcção da INIJOVEM quer ainda aproveitar esta oportunidade para a agradecer a todos os que a nível pessoal ou colectivo apoiaram e/ou patrocinaram esta iniciativa, a saber:
- Re/max Confiança Nisa; Café D. Dinis Nisa; Francisco Maria Pinheiro (Agente Sagres) Tolosa; Kálip’s Bar Nisa; Oc’Opus Bar Nisa; Écomarché SuperNisa Supermercados, SA; AzCar Comércio de Automóveis Nisa; Mobiladora Nisense; Aventurnis, Eventos, Aventura e Lazer, Lda.; Restaurante Flor do Alentejo Nisa; Salchinisa; Juntas de Freguesia de Amieira do Tejo, Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça, Santana, S. Matias, S. Simão e Tolosa; Câmara Municipal de Nisa; Guarda Nacional Republicana (Destacamento Territorial de Nisa); Sócio André Carita (Moto1); João Ricardo Catarino (Moto 2); Fernando Carrilho Marques (Tractor 2 na Serra de S. Miguel);Aos sócios: David Ferreira, Rafael Cebola, Pedro Ferrer (Secção de Campismo e Montanhismo da INIJOVEM), Nuno Cebola, Mário Rui Macedo, António Miranda e Hugo Tremoço.
A todos os participantes por terem aceite este desafio!
“ Passeio ultrapassou as expectativas e é uma iniciativa para continuar”  
- Nuno Cebola ( Remax /Confiança)
Nuno Cebola, gerente da empresa que em parceria com a Inijovem levou a efeito este 1º Passeio TT “À Descoberta do Concelho de Nisa”, mostrava-se satisfeito com esta primeira experiência no Todo o Terreno e convicto de que outros Passeios se seguirão.   
Como surgiu a ideia deste Passeio TT, quais os objectivos e porque é que aparece como patrocinador?
 A ideia surgiu de um grupo de sócios da INIJOVEM, os quais propuseram que fosse a Associação a ser a organizadora do Passeio. Os objectivos seriam essencialmente preencher uma lacuna que existia no nosso concelho, visto haver vários passeios deste tipo nos concelhos limítrofes e fundamentalmente criar mais uma iniciativa inédita em Nisa, a par de outras que a INIJOVEM já realizou e continua a realizar (por exemplo o Festival de Cinema). A RE/MAX surge como principal patrocinador a convite da associação, sendo a agência de Nisa a promotora.
A iniciativa correspondeu às vossas expectativas? Quais os aspectos mais importantes a destacar?
 A iniciativa ultrapassou as expectativas. Por ser a primeira e haver algum receio e cuidado para que nada corresse mal. Penso que o aspecto principal a destacar foi o convívio e a confraternização entre todos os participantes.
A limitação do número de participantes, deveu-se a algum cuidado ou questão, em particular?
 Principalmente porque fomos aconselhados por pessoas que já organizaram outros passeios e por ser o primeiro achamos que tinha que ser com um número reduzido de participantes para que corresse tudo bem, dentro das possibilidades. Ultrapassado o número limite de inscrições ainda houve bastantes pedidos que infelizmente não puderam ser aceites.
Esta primeira experiência pode considerar-se uma aposta ganha e para continuar? Em que moldes?
 Uma aposta ganha em todos os aspectos, havendo várias pessoas no final a reclamar outro passeio para a Primavera. Penso que agora será um momento de reflexão para podermos pensar noutro passeio, no entanto a haver um próximo será com certeza ainda melhor que este!
 Quer deixar alguma mensagem aos participantes?
 Aproveito para felicitá-los, acima de tudo pelo companheirismo e contamos com todos para o próximo que se vier a realizar.
Mário Mendes - Jornal de Nisa - Dezembro 2006