O padre Constantino fica satisfeito com a ajuda de todos
os cristãos ao Congo
Nasceu e cresceu num lugar onde a Igreja sempre teve um
papel preponderante, mas hoje, às manifestações religiosas o governo responde
com balas.
Constantino Buapale Malu, ou padre Constantin, como se
apresenta, é um dos três sacerdotes missionários, da Congregação do Verbo
Divino, a exercer o seu ministério pastoral em Nisa, na Diocese de Portalegre e
Castelo Branco. Partilha esta missão, in solidum, com os também missionários
Joaquim Valente e Jomy Jonh. Nasceu em Mikalayi, na Província do
Kasai-Ocidental, na República Democrática do Congo. Chegou a Portugal em 2004,
com uma parte da licenciatura em filosofia na bagagem, tendo feito cá a parte
da teologia, na Universidade Católica. Acabou os estudos em 2008 e foi ordenado
diácono em 2009. Em 2 de maio de 2010 foi ordenado padre, em Kinshasa, na
presença daa família. O trabalho missionário apontou-lhe novamente o caminho de
Portugal, onde começou a trabalhar no distrito de Castelo Branco, no
Tortosendo. Em 2013 foi destacado como pároco in solidum para a paróquia de
Prior Velho, em Lisboa, e desde 2016 que foi nomeado para Nisa.
Ser missionário é ser cidadão do mundo, e, neste momento,
a casa do padre Constantino é Nisa, mas o coração e a preocupação continuam na
casa natal, onde o governo, para se manter no poder e não marcar eleições,
começou por fazer braço de ferro com a oposição, mas acabou a perseguir a
Igreja, entidade que sempre teve um papel preponderante naquele país, tendo
inclusive sido chamada a mediar um acordo entre governo e oposição.
O acordo fez-se, mas não saiu do papel, e agudizou-se com
a morte do chefe da oposição. "A Igreja manifestou o seu desagrado,
defendendo que o povo devia tomar a decisão nas suas mãos", conta, lembrando
que, nesse sentido, o conselho laico dos cristãos organizou três manifestações,
em que morreram sempre muitas pessoas, mas na última, em janeiro, o cardeal do
Congo (que faz parte do conselho papal) disse: Os medíocres saiam e deixem
lugar àqueles que têm capacidade para governar o país". Uma frase que teve
o efeito de "uma explosão" e que já resultou na morte "de muitas
pessoas, muitos padres, muitas freiras. Os militares vão às igrejas, com armas,
e matam as pessoas. O terço e a bíblia são as armas dos cristãos nas
manifestações às quais os miliares respondem com as armas de fogo". Não
concordar com o governo significa poder morrer. "A vida do povo congolês e
a dimensão da ação da igreja despertou o interesse de muitas pessoas no mundo,
incluindo da Igreja Universal, com o próprio Papa Francisco a fazer um apelo a
todos os cristãos para rezarem pelo Congo", recorda ao Reconquista.
"Sou congolês, mas neste momento a minha casa é Nisa. No Congo sou uma
visita", reitera, considerando viver a sua atual pastoral num ambiente
calmo, próprio dos territórios desertificados do interior, mas "a
realidade da pastoral, as dificuldades, acabam por ser as mesmas em todas as
paróquias. A nossa missão é encontrar soluções para superar essas dificuldades".
Contudo, estas dificuldades com que se cruza atualmente no Alto Alentejo,
contrastam com as da República Democrática do Congo. "Portugal é um país
democrático, que estabeleceu linhas de conduta entre o Estado e a Igreja e cada
uma das partes respeita as suas prorrogativas, ao contrário do seu país. O
Congo tem uma dimensão gigantesca. A guerra no leste do país, que envolve não
só os rebeldes congoleses, como outros de países vizinhos, alastraram-se até ao
centro". E neste universo, "as crianças são as mais
martirizadas", uma realidade na província de Kasai Ocidental, motivada
pela morte de um soba, em 2016, pois as suas milícias continuaram a luta e o
governo acredita que as crianças e jovens são portadores de um
"feitiço", para matar os soldados. Então, "o Governo mandou
matar inocentes, sobretudo as crianças, por acharem que eram os que tinham um
poder natural sobre eles". No ano passado visita a sua cidade e constatou
que o ambiente é catastrófico. "Vi muitas crianças órfãs, muitas viúvas
abandonadas, falta de comida, tanto que os Médicos Sem Fronteiras, além da
saúde, ajudam as pessoas a encontrar o que comer e o que beber". A
situação não está bem, "pelo que o Papa pediu para todos rezarem pelo povo
congolês. Mas também a nossa Diocese se interessou por esta situação e o
donativo para ajudar a criar um Centro de Saúde para ajudar as crianças que já
não têm ninguém para cuidar delas e sofrem de má nutrição é muito importante".
Pode ser apenas uma gota no ma de ajuda que se precisa, mas todas são bem
vindas. "O desejo é que os cristãos vivam a caridade entre eles, mas não
só, porque a caridade começou com a Igreja no segundo século, e esta é uma
maneira também de contribuirmos, porque não sofremos na pele aquela atrocidade,
mas sofremos no coração, daí o contributo como irmãos.
AJUDA
Recorde-se que o bispo de Portalegre e Castelo
Branco anunciou que, este ano, 75 por cento da renúncia quaresmal da Diocese
será doada à Arquidiocese de Kananga, Província do Kasai Central, na República
Democrática do Congo, e ao Fundo Social Diocesano, gerido pela Cáritas, para
ajudar a construir um Centro de Saúde na Arquidiocese de Kananga. D. Antonino
Dias explicou que o é, sobretudo, “socorrer as crianças roubadas às famílias” e
que foram usadas como soldados ou que perderam os seus pais na guerra. O
restante valor desta partilha solidária dos fiéis da Diocese, recorde-se, vai
reverter para o Fundo Social Diocesano que é gerido pela Cáritas e que “prestou
todo o seu apoio à reconstrução”, e a outros gastos inerentes, de 14 casas de
primeira habitação que arderam nos incêndios do verão de 2017, na zona do
Pinhal.
Quanto aos gestos solidários, são consubstanciados no dom
da fé que "não espera recompensa para dar o passo, não exige retribuição
para se comprometer. Ao dom recebido responde sempre com a entrega confiante. É
motivação, confiança, liberdade e compromisso. Nunca obrigação”. O próprio Papa
Francisco convocou, na primeira sexta-feira da Quaresma, uma jornada mundial de
oração e jejum papel paz, tendo em mente a República Democrática do Congo e o
Sudão do Sul, comunidades que vivem em sobressalto, devido aos conflitos
armados, mas que poucas vezes são notícia ou lembrados na Comunicação Social.
Lídia Barata in "Reconquista" - 15/3/2018