7.11.16

Linha do Leste por via de Os Verdes no Plenário da AR no debate sobre OE

Na passada sexta – feira, enquanto os ativistas do PEV marchavam, debaixo de chuva, entre a estação de Portalegre e a estação de caminhos-de-ferro de Assumar, Concelho de Monforte, o deputado de Os Verdes, José Luís Ferreira, colocava no debate em Plenário do Orçamento de Estado, na Assembleia da República, as preocupações do PEV relativas ao investimento no transporte ferroviário destacando nomeadamente a reposição do transporte de passageiros na linha do Leste:
“...Por outro lado, e não deixando de valorizar o fim do ciclo de encerramento de linhas ferroviárias que o Governo assumiu, consideramos que é necessário assegurar uma rede de transportes públicos eficiente, confortável e a preços socialmente justos.
Uma rede que seja capaz de dar resposta às necessidades das populações, aos desafios ambientais e energéticos, que contribua para o desenvolvimento do país nomeadamente para combater as assimetrias regionais e que se assuma como um verdadeiro alicerce para o combate à emissão de gases com efeito estufa e ao combate às alterações climáticas.
E nesta importante resposta, o transporte ferroviário, pelas suas características, terá obrigatoriamente de desempenhar um papel estruturante.
Por isso mesmo temos esperança que o Governo olhe para a situação de degradação em que se encontra o material circulante na Linha de Cascais ou para a situação do Ramal da Lousã ou para o facto de vastas áreas do interior, continuarem com pouco investimento em termos de ferrovia. Territórios nos quais existem potencialidades reais, para promover o desenvolvimento local e contribuir para o desenvolvimento nacional e que estão a ser desperdiçadas devido ao isolamento em que se encontram.
É, portanto, necessário investir mais na ferrovia, e para isso continuaremos a lutar e a canalizar esforços.
Ainda hoje, enquanto aqui discutimos o Orçamento de Estado, Os Verdes estão a marchar entre Portalegre e Elvas, pelo retorno do comboio na Linha de Leste....”

O Partido Ecologista “Os Verdes”