10.11.16

Crónicas da TabanKa: NOTA DA RESIDÊNCIA

Fotos da edil querem paralisar o site municipal
A notícia é da edição mensal de Novembro do jornal “Fonte Velha” que se publica em Nhabula e dá conta das dificuldades que os técnicos informáticos da Câmara Municipal estão a sentir para produzirem os conteúdos a inserir no site da autarquia.
Zacarias Baldé relata que são tantas as fotos da edil e nas mais variadas posições que não sabe onde e como colocá-las tal a quantidade, a dimensão e o espaço que ocupam na paginação do site da internet.
Este será, de resto, segundo um dos técnicos do município, um dos problemas que tem estado na base do significativo atraso da publicação das Actas da Assembleia Municipal. A última que constava no site correspondia à sessão de 27 de Abril de 2015, mas entretanto e num esforço gigantesco para poderem corresponder às expectativas dos munícipes, como nos disse Ibraima Manchuque, foram já inseridas as actas das sessões de 19 de Junho e 30 de Setembro de 2015.
Questionado sobre tão grande atraso e se era essa a política de transparência e de informação da autarquia, Zacarias Baldé respondeu que a população de Nhabula estava calma e serena, seguindo as notícias do Município e a actividade frenética da sua presidente e camarada do Partido da Sanzala, através do feicebuque.
“Não temos mãos e fotos a medir, todos os dias. É um rodopio constante, com tantas fotografias para preparar e inserir no site e página de feicebuque. Ainda hoje pusemos no site 87 fotos do grande acontecimento que foi a “Noite da Propaganda Diplomada”. Já viu o que é? Da Gâmbia ao Lesoto, de Dakar a Bolama, ao Ilondé, a Catió, à Cidade do Cabo, toda a gente fica a conhecer a nossa grande líder? Por que é que os vereadores não estão no site? É uma boa pergunta, mas entenda: em Nhabula os vereadores da oposição, na prática, não existem. Claro que fazem parte do sistema democrático municipal, mas apenas para estarem nas sessões da Câmara e votarem.
Como deve compreender, é muito chato estar a tirar fotos nas reuniões da autarquia, pois podia ser um factor de desconcentração dos eleitos. Aliás, eleitos só há um:
É a camarada residente e mais nenhum. Percebeu?”
Oji Yia Henda