5.11.16

IN MEMORIAN: Graça Carita - 18.04.1975 - 26.09.2016

Faleceu no passado dia 26 de setembro de 2016, vítima de doença incurável, a Professora Graça Carita, matemática portuguesa que se destacou pela sua dedicação integral ao ensino e à matemática. O seu desaparecimento representa enorme perda para o departamento de matemática onde lecionava. Natural de Nisa, distrito de Portalegre, a Professora Graça Carita formou-se com distinção em Ensino da Matemática pela Universidade de Évora. Foi a melhor aluna do seu ano de formação, 1997, especializando-se poucos anos depois com o grau de Mestre, pela mesma universidade, defendendo a tese “Rank-one convexity in the context of lower semicontinuity in the calculus of variations involving 2x2 symmetric gradients”, obtida sob orientação de António Ornelas e no mesmo período em que ensinava como Assistente estagiária.
Com dispensa de serviço docente da sua universidade e uma bolsa de estudo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, tomou novo rumo, em direção aos Estados Unidos, integrando-se num dos melhores centros desse país para o estudo do Cálculo das Variações. Na Universidade de Carnegie Mellon foi orientada pela célebre matemática de origem portuguesa Irene Fonseca e pelo matemático Giovanni Leone. A sua tese de Doutoramento, o qual obteve em 2007, intitula-se “Relaxation in SBVp for constrained valued-fields”. Os trabalhos de Graça Carita foram crescendo, atingindo sempre enorme rigor e profundidade, emprestando muito saber e prestígio ao Departamento de Matemática da Universidade de Évora. Nos seus últimos artigos diversificou os temas em colaboração com colegas italianos e portugueses de outras universidades.
A sua postura exigente por melhores ensino e investigação, a par da natural afabilidade no convívio com alunos e colegas, fica na memória de todos os que a conheceram durante a sua vida académica, tão penosamente encurtada. A colega Graça Carita deixa grande saudade entre amigos e familiares, assim como constitui dolorosa perda para o Departamento de Matemática da Universidade de Évora, mormente o grupo de Análise Matemática. O vigoroso exemplo da formação de uma docente e investigadora de entre as jovens do seu país foi atingido, pelo que será certamente lembrado e seguido por novas gerações.
O Departamento de Matemática da Universidade de Évora