9.11.16

Bombeiros de Nisa comemoram 1 Século de existência

O próximo sábado, dia 12 de Novembro, vai ser de festa, júbilo e justificado orgulho para os Bombeiros Voluntários de Nisa, que, neste ano de 2016 completam 100 Anos (1 Século) de existência, ao serviço das populações e da Comunidade em geral.
A direcção da Associação Humanitária que dirige os "Soldados da Paz" nisenses elaborou um programa de comemorações, que se anexa, com início pelas 8,30h no Quartel dos Bombeiros e a Recepção aos Convidados.
Seguir-se-á o Hastear da Bandeira e um Desfile pelos locais da vila onde esteve sediada a Corporação.
Às 10 h haverá uma Romagem ao Monumento aos Bombeiros Falecidos no Cemitério Municipal, seguindo-se uma Missa Solene na Igreja Matriz em memória dos Bombeiros e Sócios da associação falecidos.
Pelas 12 horas no Cine Teatro de Nisa terá lugar a sessão solene evocativa da História dos BVN e uma cerimónia de Promoção de Estagiários a Bombeiros de 3ª Classe.
Mais tarde, no Mercado Municipal terá lugar um Almoço durante o qual se procederá à entrega do Medalhão Comemorativo do Centenário da Corporação aos bombeiros presentes (Activos/Quadro de Honra).
*****************************
NOTA: Com esta iniciativa, meritória, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nisa cumpre um desígnio, um dever de evocação e homenagem, reconciliando os Bombeiros de Nisa com o seu passado, com a sua História e, principalmente, honrando com a dignidade que merecem, a Memória de todos aqueles que, abnegadamente, serviram a Corporação ao longo da sua já longa existência.
Esta iniciativa pode e deve ser, ainda, dignificada, dando seguimento às recomendações que já foram feitas nesse sentido, nomeadamente:
a) Atribuindo a Medalha de Mérito Municipal (Ouro) à Corporação dos Bombeiros de Nisa, pelos relevantes serviços prestados à causa pública;
b) Exigindo da Federação Nacional de Bombeiros e da Secretaria de Estado da Administração Interna (Protecção Civil) o reconhecimento oficial deste Século de Existência e as atribuições honrosas que lhe são devidas;
c) Solicitar aos proprietários dos prédios onde a Associação esteve sediada, a autorização para a afixação de placa alusiva;
d) Propor à Câmara Municipal de Nisa a atribuição do nome dos Bombeiros Voluntários de Nisa a uma das artérias da vila.
Os Bombeiros Voluntários de Nisa completam um Século de Vida. Fico feliz ( o meu pai foi Bombeiro durante muitos anos) por, finalmente, a razão e o bom senso terem triunfado.
Fico feliz pelo José Murta, pelo senhor Tomás Mariano (que já não está entre nós) e por todos aqueles que, desde que tomaram conhecimento da documentação existente, tudo fizeram para que este dia, este momento de exaltação e memória, e de festa, também, pudesse acontecer.  
Fico feliz, imensamente feliz, pelos nossos Bombeiros Voluntários de Nisa, ao completarem 100 Anos de Vida. Os primeiros, os de ontem, os de hoje, voluntários e corpos directivos, tantas "Vidas Por Vidas" em suor, esforço, dedicação, sentimento do dever cumprido.
Esse é um bem inestimável que honra e enche de orgulho toda a Comunidade e os nisenses, justo é reconhecê-lo, sempre tiveram pelos seus Bombeiros um sentimento de Simpatia, Apreço e Gratidão.
Mário Mendes