8.5.24

MONTES DA SENHORA (Proença-a-Nova): Festival da Cereja e do Limão

Festival decorre de 24 a 26 de maio
O Festival da Cereja e do Limão está de regresso ao Largo da Igreja em Montes da Senhora, nos próximos dias 24, 25 e 26 de maio. Na edição de 2024, o músico Rodrigo Lourenço e o humorista João Seabra são os cabeças de cartaz, numa programação vasta e diversificada que promete encher de vida uma das principais funções de Montes da Senhora.
O Município de Proença-a-Nova, em cooperação com a Junta de Freguesia de Montes da Senhora e a Liga dos Amigos da mesma localidade, decidiu alargar as comemorações para três dias. Faz agora parte da programação, o “Dia da Freguesia”, que será assinalado no dia 25 de maio, com atividades mais direcionadas para a comunidade ao início da manhã. Embora voltadas para a população, as cerimônias previstas serão abertas à participação do público em geral.
Dia 24 de maio, sexta-feira, marca o arranque do Festival, com a atuação do músico Rodrigo Lourenço, que subirá ao palco pelas 22h00. Para fechar a noite, o DJ 2NES assumirá as rédeas do palco e animará os visitantes. No dia seguinte o Festival tem abertura oficial marcada para as 14h00, com os concertinistas Diogo da Gaita e João Carvalho. Antes da atuação do humorista João Seabra e antes da banda “Artur e Márcia” fecharem o dia, haverá ainda durante a tarde Torneio de Sueca, sessão de Cozinha ao Vivo, pelo chefe José Abreu, e animação de rua relacionada com o tema da Cereja pela companhia de artes cênicas “Mimabô”. No encerramento mais uma edição do Festival, haverá um dia repleto de animação e atividades esportivas matinais: pelas 08h30, o Passeio de BTT, pelas 09h00, o Passeio Pedestre e a VII Corrida das Cerejas; pela tarde, a animação musical fica à responsabilidade dos grupos de animação de rua 'Os Grifos', o 'Grupo Ganhões de Castro Verde', o 'Grupo de Danças e Cantares de Sobreira Formosa' e o 'Grupo de Danças e Cantares dos Montes da Senhora' e ainda do concertinista Carlos Agostinho.
O Festival da Cereja e do Limão contará com pelo menos onze produtores de Cereja e Limão, entre muitos outros artesãos e produtores que marcarão presença ao longo dos três dias no Largo da Igreja de Montes da Senhora.