13.5.24

CASTELO DE VIDE: Celebração dos 50 anos do 25 de Abril com relatos de resistentes à Ditadura

“Uma Mulher e um Homem na Resistência” , no Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide 
No passado dia 10 de maio, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a Sala Polivalente do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide foi palco para uma sessão que contou com a participação dos alunos do 1.º Ciclo, que acompanhados pelo professor António Picado, cantaram canções de Abril, enquanto que os alunos do 8.º ano apresentaram o Coro Falado, a partir da canção de Adriano Correia de Oliveira "Trova do Vento que Passa", um projeto de articulação curricular coordenado pelo professor António Eustáquio.
O segundo momento da sessão ficou a cargo de Domingos Abrantes e Conceição Matos, relatos de quem viveu enquanto pessoa singular e mais tarde enquanto casal, o medo, a repressão e a violência do regime fascista.

O casal aceitou o convite do Agrupamento de Escolas para partilhar, junto das gerações mais novas, o seu testemunho, a sua resiliência e a sua coragem em tempos de outrora.
Congratulo o Agrupamento de Escolas pela iniciativa e deixo um bem-haja aos professores e restantes colaboradores do Agrupamento de Escolas pelo empenho e pelo momento bonito e emocionante que prepararam com as nossas crianças.
“Somos livres, somos livres…”