24.5.24

CECHAP: Exposição dual: Arte - Bibliografia - Cultura - História - Património e Tradições

Através da cooperação bilateral Vila Viçosa-Olivença, estabelecida entre o Museu Etnográfico Extremenho “González Santana” e o Centro de Estudos CECHAP, vão ser inauguradas exposições temporárias, enquadradas nas comemorações do Dia de Portugal, com o objetivo de realçar e honrar a História e a Cultura dos povos de Olivença e de Vila Viçosa.
Pelo reconhecimento e valorização cultural de uma “identidade partilhada”, esperamos contribuir para fortalecer ainda mais os laços entre as duas comunidades, promovendo a ideia de uma Europa unida, onde os países trabalham em conjunto, a uma só voz, proporcionando assim uma experiência enriquecedora para os visitantes.
Olivença é uma região com uma história complexa, cujas raízes se entrelaçam com Portugal. Os seus habitantes são agentes ativos na preservação de uma Memória única, profundamente enraizada na Cultura, Língua e Tradições portuguesas criando, assim, uma atmosfera singular.

É fundamental compreender e valorizar a importância desta relação centenária, como testemunho de um vínculo que transcende as fronteiras geográficas e políticas.
As exposições serão inauguradas em Vila Viçosa no dia 6  de junho (quinta-feira), pelas 17h00, e, em Olivença, no 7 de junho/2024, integrando um conjunto de elementos identitários de vária ordem, representativos de ambas as comunidades, partilhando conhecimento e valorizando o aproximar de uma relação entre os seus povos.
Contamos com a vossa presença e agradecemos a divulgação!