Foi há 80 anos, e era domingo. Havia cinema e baile em Nisa. Um domingo como tantos outros, nesses tempos de horror e miséria. Os pastores e camponeses vinham à vila aviar a "fatada", bebiam uns copos, falavam a meia-voz e discutiam as agruras do trabalho no campo, as jornas de miséria, a falta de recursos para sustentarem a família. A guerra na Europa obrigou a racionar os produtos de primeira necessidade, entre os quais o pão, bem essencial para as classes laboriosas.
Nisa, como outras terras do país, também não escapou ao racionamento desse bem alimentar, cuja repartição se fazia através de senhas, distribuídas de acordo com o “tamanho” do agregado familiar. Na teoria. Na prática, as classes abastadas não eram abrangidas por tal medida e muitas “encomendas” eram aviadas à socapa para satisfação dessas famílias.
Destes acontecimentos sangrentos não há qualquer registo nos documentos oficiais da Câmara, a não ser o teor, lacónico, da deliberação que manda pagar as “despesas com a alteração da ordem pública”, de uma verba do Fundo de Desemprego. Não há, sequer, uma simples alusão na “Monografia de Nisa”, editada treze anos mais tarde, ou no jornal “Correio de Nisa”, criado no Verão de 1945. O “silêncio era ouro”, numa pátria amordaçada e oprimida. A PVDE – Polícia de Vigilância e Defesa do Estado - e a Censura fizeram o seu trabalho. Reprimiram e apagaram, esta data e os acontecimentos desse domingo sangrento da história da vila.
Lembrando esta data a Associação Nisa Viva com o apoio da União de Freguesias do Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e São Simão, decidiu realizar uma Sessão Pública Evocativa, resgatando a memória e Homenageando todos os intervenientes nesse Movimento de protesto e indignação, espontâneos, pelo pão e pela justiça, e que se transformou numa das páginas mais negras e sangrentas da história da vila, pela repressão que se abateu sobre pessoas pobres e trabalhadoras que apenas pediam pão para as suas bocas e das famílias.
* SÁBADO - Dia 16 Dez. - 15 Horas - Na sala da União de Freguesias do Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e S. Simão.
SESSÃO PÚBLICA COM A PRESENÇA DO PROF. DR. ANTÓNIO VENTURA.
COMPAREÇA! PARTICIPE! ESPERAMOS POR SI!
NOTAS
1- Recorte de "O Concelho de Nisa" - Dez. 1984
2 - Leva de presos - Montemor-o-Novo (1942)
3 - Programa da Sessão Pública Evocativa