13.7.23

SAÚDE: Eleições na FIODS – Federação Internacional das Organizações de Dadores de Sangue

Na Assembleia Geral da FIODS - Federação Internacional das Organizações de Dadores de  Sangue, que decorreu em Roma, em 09 de julho, foram eleitos os novos Órgãos Sociais da  FIODS, para o quadriénio de 2023-2026. 
Depois de um trabalho intenso de mais de 40 anos, sempre com o foco nos objetivos da  FIODS, Neither Race, Nor Religion or Borders; princípios de Ética em tudo o que se  relaciona com sangue e componentes sanguíneos; Defesa dos Dadores de Sangue de todo o  mundo; Para que apenas exista a dádiva altruísta, voluntária e não remunerada em todo o  mundo, é com muito orgulho que informamos que a representatividade de Portugal e da  FAS Portugal saiu reforçada nesta eleição: O Presidente da Assembleia Geral da FAS 
Portugal, Sr. Joaquim Mendes Silva, foi eleito Vice-Presidente daquele importante  organismo mundial, que congrega cerca de 90 países no seu seio. 
Mais informamos que o Assessor Jurídico da FAS Portugal, Sr. Dr. Domingos Guerra  Maneta, foi reconduzido no cargo de Conselheiro do Comité Executivo, que é o órgão que  governa a FIODS. 
A FAS Portugal, assume nesta hora, o compromisso de continuar a representar Portugal e  os Dadores Portugueses, com os princípios de ética, com lealdade total para com os  princípios da FIODS e da dádiva de sangue em Portugal e no mundo. 
Informamos ainda que, depois de 12 anos de trabalho muito intenso para a dádiva de sangue  em todo o mundo, o Sr. Dr. Gianfranco Massaro, de Itália, cessou as suas funções de  Presidente, tendo sido substituído através desta eleição, pelo Sr. Dr. Sayah Abdelmalek, da  Argélia. 
Deixamos um profundo agradecimento de apreço pelo trabalho do Sr. Dr. Gianfranco  Massaro, que levou a que, dos cerca de 40 países filiados, no início do seu mandato,  cheguemos aos cerca de 90 países filiados no final do mesmo. 
Ao Dr. Sayah Abdelmalek, desejamos os maiores sucessos neste importante desafio. Estaremos nesse desafio com ele e com toda a sua Equipa. 
Pela Direção da FAS Portugal, 
 O Presidente 
Paulo J.R. Cardoso